Na sexta-feira, dia 22, foi celebrado o Dia Mundial sem Carro, e em Brasília aconteceu um evento na sede da Confederação Nacional de Municípios. A estratégia é criar uma agenda de ações até 2030, para que a mobilidade por bicicleta represente 25% dos meios de locomoção no Brasil. A ideia é aumentar o número de pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte.
O prefeito de Antonina, Zé Paulo, participou do evento e disse que o município é chamado de “Cidade Das Bicicletas”. Em Antonina, que tem pouco mais de 19 mil habitantes, 40% da população tem a bicicleta como principal meio de transporte, para deslocamentos até o trabalho e escolas. No ano passado, a primeira ciclofaixa de Antonina foi inaugurada. O prefeito disse que a via atraiu ainda mais ciclistas, pela segurança oferecida pela sinalização de trânsito, ao longo do percurso.
O prefeito Zé Paulo, disse que mesmo com algumas reações contrárias de alguns segmentos da cidade, a defesa pela ciclofaixa foi maior. Ele tem planos de expandir a quilometragem da ciclofaixa, para área rural.