A Prefeitura de Antonina, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com respaldo da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (SEMIPI), oficializou a convocação da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento será realizado nesta quinta-feira (26), das 8h às 13h, no Theatro Municipal, localizado na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, nº 266, no Centro da cidade.
Com o tema “Antonina por Elas: Construindo um Futuro com Igualdade, Dignidade e Oportunidades”, a conferência integra as etapas preparatórias da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, marcada para os dias 5, 6 e 7 de agosto em Foz do Iguaçu. A iniciativa pretende ampliar a participação da sociedade civil e do poder público na formulação de ações voltadas à promoção da equidade de gênero no município.
A participação é gratuita e aberta a todas as interessadas e interessados. As inscrições serão realizadas presencialmente no próprio dia e local do evento, durante o período de credenciamento.
Objetivos
A conferência tem como objetivo central impulsionar a construção e o aprimoramento de políticas públicas voltadas às mulheres no município de Antonina. A proposta é ampliar e fortalecer iniciativas já existentes, além de promover um debate participativo sobre o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, com base em uma minuta elaborada em conjunto pela Secretaria Especial da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Durante o evento, também serão eleitas as delegadas – titulares e suplentes – que representarão o município na etapa estadual, além da aprovação de propostas temáticas que serão levadas à V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná.
Segundo a prefeita Rozane Maristela Benedetti Osaki, a Comissão Organizadora será composta pelos membros da Comissão Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A esse grupo caberá coordenar, planejar e executar todas as ações relacionadas à conferência, inclusive a elaboração do Regimento Interno.
Compromisso com a equidade
Para a secretária especial da Mulher de Antonina, Thaiz Batista, a realização da 1ª Conferência Municipal representa um marco histórico para a cidade, que passa a integrar o conjunto de municípios paranaenses “empenhados em estruturar políticas públicas específicas para mulheres, com foco em dignidade, igualdade de oportunidades e enfrentamento às múltiplas formas de violência e exclusão“.
“A conferência será também uma oportunidade para fortalecer a participação democrática, ouvir as demandas da população e construir, de forma coletiva, caminhos mais justos e inclusivos para as mulheres da cidade“, conclui Thaiz.









