Moradores das comunidades da Colônia Sesmaria, Sapitanduva e Tangará, em Morretes, terão acesso facilitado a uma série de serviços públicos essenciais nesta segunda-feira (5), com a chegada do Projeto Aproxima ao município. A ação será realizada das 9h às 16h no Centro Comunitário Madre Teresa de Calcutá (Centro Pastoral), na Colônia Sesmaria, com distribuição de senhas a partir das 8h30.
Promovido pela Justiça Federal do Paraná, o Projeto Aproxima tem como missão garantir cidadania e fortalecer os direitos de populações em situação de vulnerabilidade por meio de atendimentos descentralizados e gratuitos. Em Morretes, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e mobiliza uma ampla rede institucional.
Durante o evento, a população poderá acessar serviços como:
- Emissão de carteira de identidade (RG)
- Cadastro Único e atendimento para o Bolsa Família
- Emissão ou regularização de título de eleitor
- Regularização do CPF
- Orientações e encaminhamentos para aposentadoria, pensão, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio-doença (INSS)
- Assessoria jurídica para divórcios e pensão alimentícia
- Apoio para resolver multas ambientais (IAT e IBAMA)
- Consulta a processos judiciais em andamento
A orientação é que os interessados levem seus documentos pessoais e também os dos familiares que residem na mesma casa, para que os atendimentos possam ser feitos de forma completa e ágil.
Além da Justiça Federal, participam da ação instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Paraná (MPPR), Fiocruz, Procuradoria-Geral da União (PGU) e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
O Projeto Aproxima tem se consolidado como uma importante ferramenta de promoção de justiça itinerante, levando políticas públicas para localidades distantes dos grandes centros. “A escolha da Colônia Sesmaria reflete a prioridade em atender regiões onde o acesso aos serviços básicos ainda é limitado”, informa a Prefeitura de Morretes.








