Uma notícia importante para quem tem dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a renegociação das dívidas do Fies começa nesta terça-feira, dia 7 de novembro, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.
O governo estima que cerca de 1,24 milhão de universitários ou ex-alunos poderão renegociar suas dívidas, incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único. A dívida total a ser renegociada é de aproximadamente R$ 54 bilhões.
O Fies é um programa do governo que financia mensalidades em universidades privadas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Diferentemente do Prouni, o Fies não oferece bolsas de estudos, mas um tipo de empréstimo. Após concluir a graduação, os estudantes devem pagar a dívida em parcelas de acordo com sua renda.
De acordo com o governo, a renegociação pode abater até 99% do valor principal da dívida e 100% dos juros e multas, dependendo do contrato e das condições do aluno. O atendimento para a renegociação também estará disponível por telefone, com as agências da Caixa e do Banco do Brasil prontas para ajudar. O governo está agindo com pressa para permitir que todos possam renegociar suas dívidas o quanto antes. Portanto, se você tem dívidas do Fies, não perca essa oportunidade!
Foto: agência Brasil