Chegada de sementes misteriosas da China provoca alerta em SC

Moradores de Santa Catarina têm recebido sementes misteriosas junto a mercadorias compradas por meio da internet. Os pacotes não vêm corretamente identificados e alguns descrevem o conteúdo como “jóias”.

15/09/2020 as 15:46

Moradores de Santa Catarina têm recebido sementes misteriosas junto a mercadorias compradas por meio da internet. Os pacotes não vêm corretamente identificados e alguns descrevem o conteúdo como “jóias”. As embalagens possuem, ainda, identificação,supostamente com caracteres chineses. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não haviam solicitado qualquer mercadoria daquele país também têm recebido as embalagens.

 

O primeiro caso relatado em Santa Catarina ocorreu em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Junto com a entrega da mercadoria - um objeto de decoração adquirido pela internet – a pessoa recebeu também outro pacote com duas embalagens contendo as sementes clandestinas. As sementes são de diferentes espécies vegetais não identificadas.

 

A situação tem ocorrido em diversos países do mundo. Ciente da situação já vista no exterior, o morador de Jaraguá do Sul procurou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Que por sua vez, acionou a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina para realizar o recolhimento das sementes e o encaminhamento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Conforme a Cidesc, apesar de parecerem inofensivas, as sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças. Com isso, há a possibilidade de causar prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal.

 

O Mapa, órgão que fiscaliza a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil, também já fez um alerta para que os clientes tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências sem conhecimento.


Fonte: NSC Total.