A cidade de Antonina enfrentou fortes chuvas e rajadas de vento durante a última frente fria do inverno, registrada entre domingo, 21, e segunda-feira, 22. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos chegaram a 70,9 km/h no domingo às 16h15, enquanto o acumulado de chuva atingiu 58,6 mm apenas no domingo. Até segunda-feira, a cidade já havia registrado 96,8 mm, superando a média histórica de setembro, que é de 94,5 mm.
VENTOS
O maior impacto ocorreu no domingo, quando as rajadas atingiram quase 71 km/h, valor considerado significativo para a região. A força dos ventos chamou atenção de moradores e exigiu monitoramento constante dos órgãos de defesa.
CHUVA
No mesmo dia, Antonina liderou os acumulados de chuva no Estado, com 58,6 mm. O cenário se agravou na segunda-feira, quando o volume passou da média mensal.
“A média de setembro já foi alcançada ainda no dia 22, o que demonstra a intensidade dessa frente fria”, informou o Simepar.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
CONTEXTO
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, as instabilidades foram resultado da formação de dois sistemas de baixa pressão, aliados ao desenvolvimento de um ciclone extratropical e ao aumento do fluxo de calor e umidade da Bacia Amazônica.
“Esses fatores favoreceram áreas de instabilidade com forte intensidade que avançaram sobre o Paraná”, explicou.
PREVISÃO
A expectativa é de que os próximos dias tenham temperaturas mais amenas, com mínima abaixo de 10°C em parte do Estado e máximas que não devem ultrapassar os 27°C. Para o Litoral, onde está Antonina, a previsão indica tempo estável até quarta-feira, com possibilidade de retorno das chuvas a partir de quinta-feira, 25.