O Cineclube Currais realiza nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 19h, mais uma sessão gratuita de cinema em Matinhos, com a exibição do premiado longa-metragem “Alma”, dirigido e roteirizado por Ana Rosa Genari Tezza. A exibição acontece na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão, com entrada gratuita.
FILME
Produção paranaense lançada em 2023, “Alma” narra a história de uma jovem criada por Ana, sua mãe, que vive o dilema de não ter conseguido seguir carreira como escritora. A protagonista, apesar de levar uma vida simples, enfrenta o medo de sua própria potência artística, que surge de forma mágica em seu cotidiano. A trama ganha novo rumo com a chegada de uma trupe de teatro à cidade, transformando o destino das personagens.
A obra destaca personagens femininas de diferentes idades e trata temas como coragem, destino e amor à arte. O filme teve estreia internacional no 15º Lady Filmmakers Festival, em Los Angeles (EUA), conquistando quatro prêmios: melhor filme, melhor atriz (Helena Tezza), melhor atriz coadjuvante (Nathalia Garcia) e melhor ator coadjuvante (César Matheus).
Além disso, foi selecionado para importantes festivais internacionais, como o 19º La Femme International Festival (EUA), o 7th International Women Filmmakers Festival (Turquia) e o 11° Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos – FICDEH (Colômbia).
OFICINA
No sábado, 8 de novembro, o Cineclube Currais promove a tradicional oficina gratuita de cinema, que nesta edição terá como tema “Jogo de Cena”. A atividade será ministrada pela atriz Nathalia Garcia, reconhecida por sua atuação em “Ferrugem”, de Aly Muritiba, e na série “Desalma”, disponível no Globoplay.
A oficina será realizada no Colégio Estadual Mustafá Salomão, em Matinhos, das 10h às 13h, e propõe um mergulho prático na arte de interpretar, com foco no treino cênico, domínio do texto e interação entre os participantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail centrocultural@ufpr.br.
PROJETO
O Cineclube Currais é uma iniciativa do Centro Cultural Itinerante da UFPR, realizada mensalmente entre agosto e novembro de 2025, com o objetivo de valorizar a produção audiovisual do Paraná e ampliar o acesso à cultura no Litoral. Cada sessão conta com a presença de integrantes das produções exibidas, promovendo debates e aproximando o público dos bastidores do cinema regional.
O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Com informações da assessoria de imprensa








