Por Luiza Rampelotti
Apesar de relatos de pais e responsáveis sobre as dificuldades de acesso ao transporte escolar em algumas regiões de Paranaguá, a Secretaria Municipal de Educação (Semedi) afirma que o serviço está em funcionamento em todo o município. Segundo a secretária da pasta, Fabíola Soares Arcega, não há áreas sem atendimento, mas o número de veículos disponíveis ainda é insuficiente para atender toda a demanda com a qualidade desejada.
Atualmente, 14 ônibus escolares operam nas rotas do município atendendo a aproximadamente 1.300 alunos, em sua maioria provenientes da Rede Estadual de Educação. Para dar conta da necessidade real, a secretária reconhece que seria necessário dobrar essa frota. “Com o número atual, estamos atendendo com ampliação de rotas em horários diferentes. No entanto, esse número não é suficiente. Precisaríamos de pelo menos o dobro de veículos para reduzir o tempo de percurso e, assim, o tempo dos alunos dentro do ônibus”, explicou Fabíola em entrevista à Ilha do Mel FM.
Para minimizar os impactos causados pela limitação da frota, a Secretaria Municipal de Educação adotou medidas emergenciais, como a ampliação do número de monitoras que acompanham os motoristas e o monitoramento periódico das rotas pela equipe técnica da própria pasta. Segundo a secretária, os veículos passam por manutenções regulares, mas a estrutura herdada apresenta fragilidades. “Recebemos uma frota em condições precárias e um contrato em vigor com saldo insuficiente para atender toda a demanda do município”, afirmou.
Nova aquisição reforça frota, mas não supre demanda
Na última quarta-feira (26), a Prefeitura de Paranaguá recebeu um novo ônibus escolar por meio do programa estadual “Caminho da Escola”, viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Carol Dartora (PT). O veículo, com capacidade para 59 estudantes, será destinado às colônias da região da PR-508, entre Alexandra e Matinhos.
O prefeito Adriano Ramos destacou a importância do reforço. “É uma felicidade receber um ônibus moderno para a educação, garantindo um transporte digno e seguro para nossos alunos. Precisamos dobrar a capacidade de veículos escolares para atender a demanda de forma ideal, pois iniciamos a gestão com ônibus sem condições de rodagem”, disse.
A secretária Fabíola afirmou que o novo ônibus representa um avanço significativo, mas ainda insuficiente. “Esse coletivo escolar atenderá 59 estudantes das colônias, transportando-os até os colégios da rede estadual de ensino. É um passo importante para garantir o acesso à educação com mais qualidade”, afirmou.
Outros dois veículos foram destinados ao município por meio de emenda do deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil), mas ainda não há previsão de entrega.
Denúncias e melhorias
Apesar das críticas da comunidade sobre falhas no serviço, a secretária Fabíola garante que todos os alunos estão sendo atendidos. Ela informa ainda que pais e responsáveis podem encaminhar reclamações diretamente à Secretaria Municipal de Educação, localizada no bairro João Gualberto, nº 600, que é o canal oficial para denúncias relacionadas à ausência ou problemas no transporte escolar.
Sobre os planos para 2025, a secretária pretende ampliar os investimentos na área. “Estamos construindo um contrato de locação que nos permitirá atender com mais eficiência. Também seguimos buscando recursos junto aos governos estadual e federal, por meio de programas, para ampliar a frota e melhorar o serviço como um todo”, concluiu Fabíola Arcega.