A construção da Ponte de Guaratuba atingiu 11,12% de conclusão, conforme o relatório mensal, e está dentro do cronograma do Governo do Estado. A principal novidade é o início dos trabalhos de fundação da parte estaiada da estrutura, executada pelo Consórcio Nova Ponte, contratado via licitação. Esta seção utiliza cabos de aço de alta resistência ancorados por torres, essenciais para permitir a livre navegação na baía de Guaratuba.
Até agora, nove das 64 estacas de concreto foram instaladas, e outras oito estão em processo de instalação. Seis dessas estacas fazem parte do trecho pré-moldado, enquanto três integram a parte estaiada. A expectativa é que 50 estacas estejam instaladas até o fim de 2024. As escavações contam com o apoio de duas balsas operacionais.
Cada estaca possui diâmetro entre 180 e 220 centímetros e comprimento de 20 a 50 metros, podendo pesar até 470 toneladas. Atualmente, cerca de 300 funcionários estão envolvidos na produção das peças e do concreto, com a expectativa de que até 600 pessoas trabalhem simultaneamente no auge da construção.
DESAFIADOR
Segundo Larissa Vieira, engenheira fiscal da obra pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o trecho estaiado da Ponte de Guaratuba é desafiador devido às características dos materiais e às condições da região. “Nesse ponto existem mais dificuldades porque as estacas usadas na fundação são maiores e há uma influência mais forte das marés e das condições climáticas”, explica.
A estrutura estaiada contará com duas torres, onde os estais serão ancorados para sustentar a pista. As torres serão apoiadas por oito estacas de 2,20 metros de diâmetro e até 50 metros de profundidade. Esta estrutura permite vãos maiores com menos pilares, criando um vão-livre de 160 metros para a navegação de embarcações com até 17 metros de altura e 90 metros de largura, sem necessidade de içamento.
Além disso, as pontes estaiadas são projetadas para resistir a ventos fortes e outras intempéries, com manutenção mais simples e barata, pois os cabos podem ser substituídos sem desmontar grandes partes da estrutura. O design diferenciado também serve como atrativo turístico, similar a pontes emblemáticas como a Vasco da Gama, em Lisboa, a Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, e a Anita Garibaldi, em Laguna, Santa Catarina.
CRONOGRAMA
A construção da Ponte de Guaratuba, orçada em R$ 386,9 milhões, tem prazo de 24 meses para conclusão. A ponte contará com duas pistas em cada sentido, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpos nas extremidades.
A medição oficial da obra é feita mensalmente, contabilizando o avanço físico e financeiro do projeto. O percentual atual, medido no final de junho, inclui projetos, programas ambientais, execução da obra e repasses financeiros.
A obra é fiscalizada pelo DER/PR, com apoio do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG) e do Instituto Água e Terra (IAT) para garantir que todos os padrões de qualidade, segurança e ambientais exigidos pelo Governo do Estado sejam cumpridos.
Além da execução da obra, o Consórcio Nova Ponte é responsável por monitorar a fauna terrestre e aquática, e a flora da baía de Guaratuba, visando garantir o equilíbrio do ecossistema e mitigar os impactos do empreendimento.
Com imagens e informações da Agência Estadual de Notícias