A construção da Ponte de Guaratuba atingiu uma nova fase nesta semana, com o início da instalação dos cabos de aço estaiados que irão sustentar a parte central da estrutura. As obras já alcançaram 70% de execução, de acordo com o boletim mais recente de julho, e seguem dentro do cronograma. A entrega da ponte está prevista para abril de 2026.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
ESTAIOS
Segundo o engenheiro civil Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, a instalação dos estais é essencial para o avanço do tabuleiro.
“Já instalamos o primeiro par de estais, que é o conjunto responsável por suportar o tabuleiro da ponte”, afirmou.
Os estais são cabos de aço tensionados que ligam o tabuleiro aos mastros, transferindo as cargas para as fundações no fundo da baía. Cada estai é formado por 61 cordoalhas, capazes de suportar cerca de 610 toneladas.
“Trabalhamos com precisão milimétrica na montagem, pois qualquer desalinhamento pode comprometer a estrutura”, explicou Marques.
O sistema estaiado é adotado em obras de grande porte em todo o mundo. Além da resistência, proporciona maior estabilidade, economia de materiais e velocidade na construção.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
PROJETO
Na Ponte de Guaratuba, dois mastros principais receberão 12 pares de estais cada, com ancoragem no centro da pista. A decisão, segundo o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, garante segurança e facilita futuras manutenções.
“É mais um exemplo de como o DER/PR executa obras pensando a longo prazo, garantindo trafegabilidade, segurança e conforto para os usuários”, destacou.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
ESTACAS
Nesta semana também foi concluída a concretagem das estacas marítimas, que compõem a fundação da ponte. Ao todo, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado. O processo exigiu soluções específicas devido às condições geológicas e à influência das marés na Baía de Guaratuba.
ACESSOS
As frentes de trabalho avançam também nos acessos viários, que vão conectar a PR-412 em ambos os lados. O trecho em Guaratuba terá 940 metros e o de Matinhos, 880 metros. Com a ponte, a extensão total chegará a 3,07 quilômetros.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
PONTE
Com investimento de R$ 386,9 milhões, a Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros, quatro faixas de tráfego, duas de segurança, barreiras de concreto, ciclovia e calçadas. A obra acontece em regime contínuo, 24 horas por dia, e pode ser acompanhada em tempo real pelo site oficial da ponte.