O litoral paranaense é um dos mais importantes do país e, internamente, os políticos trabalham de forma intensa para melhorar as condições e fomentar o turismo da região. Uma das obras que mais atraem investimentos fica por conta da ponte de Guaratuba, que promete facilitar o trajeto na região e potencializar a economia local.
Em meio a concorrência com outros estados, principalmente da região sul, o Paraná entende que essa obra tem tudo para mudar o panorama. A expectativa é que exista uma valorização das casas em Guaratuba para melhorar o cenário do município.
Mercado Imobiliário
Por falar em valorização de Guaratuba, o mercado imobiliário já trabalha de maneira forte para aproveitar os melhores espaços e fomentar o desenvolvimento da cidade. Com isso, a especulação em torno das construções é alta e isso beneficia vários lados da história.
Além da parte empresarial, que conta com as construtoras e imobiliárias, quem se dá bem com todo esse burburinho são os que já possuem residências na cidade. Em meio aos processos de expansão, o entendimento é que, assim que as obras finalizarem e o acesso à região for facilitado, a chance de fechar um bom negócio é altíssima.
Informações sobre a Obra
Com o custo de R$386,9 milhões, a obra da ponte de Guaratuba teve início neste ano e a projeção do governo local é que seja entregue em abril de 2026. No projeto inicial, a estrutura terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas de segurança e calçadas com ciclovia.
O que fazer em Guaratuba?
Em meio ao processo de expansão e valorização da área, vamos listar abaixo atrações para realizar aos que desejam conhecer um pouco mais do cenário e, de quebra, ter uma vida mais ativa em Guaratuba. Como não poderia ser diferente, a rotina é um pouco mais lenta, porém especial aos que interessam conhecer e ficar por dentro do que ocorre na região.
Praias: Por ser uma cidade do litoral, as praias de Guaratuba apresentam um ótimo cenário a ser explorado. Opções não faltam aos turistas que desejam habitar e visitar a cidade. Destaque para a Central, que tem 2.5km de extensão e conta com uma larga faixa de areia dourada. A Praia das Pedras também surge como uma excelente opção, já que é rochosa e, quando a maré está baixa é possível observar os restos do vapor São Paulo, que naufragou no local, em 1868.
Morro do Cristo: Não é só o Rio de Janeiro que tem o seu Cristo Redentor. Em Guaratuba ele também está presente e conta com um mirante natural de 38 metros de altura. Por lá, a imagem de 2.30m de altura abençoa a região e recebe muitos turistas.
Baía de Guaratuba: O local é um ponto que conserva seus aspectos naturais e conta com a possibilidade de realizar a caça submarina. Além disso, ali está localizado o marco divisor entre os estados do Paraná e Santa Catarina.