Quando se fala de aromas, é fácil identificar notas como rosa, lavanda ou baunilha. No entanto, a complexidade aumenta quando os aromas se misturam. Para perfumistas, ou “narizes” como são conhecidos, essa tarefa é uma arte que envolve a criação de fragrâncias que evocam cores, imagens e personalidades. Clément Gavarry é um desses artistas.
Nascido em Paris, Gavarry representa a quarta geração de sua família dedicada à perfumaria. Seu pai, o renomado perfumista Max Gavarry, criou perfumes icônicos como Dior Dioressence, Prada Prada e Estée Lauder Beautiful. Clément, com mais de duas décadas de experiência, assina fragrâncias para marcas como Dolce & Gabbana, Vera Wang, Roberto Cavalli, Sarah Jessica Parker e Ariana Grande, através da empresa suíça Firmenich.
Em uma visita ao Brasil, o francês radicado em Nova York conversou com a Casual EXAME sobre as tendências da perfumaria, suas inspirações e projetos futuros. Confira um trecho da entrevista:
Como é o processo de criação de uma nova fragrância?
“Primeiro recebo o briefing da marca e daí já tenho uma ideia de como poderá ser, já que cada marca, principalmente as de moda, tem um DNA. Então, já tenho uma imagem na mente que precisa responder algumas perguntas, se tem ou não gênero, qual sensação o perfume quer transmitir. Também preciso comparar com o que já foi feito antes, para não fazer o mesmo, obviamente. Tento criar uma assinatura com poucos ingredientes e naturais. No início é uma ideia bastante simples, bastante direta. Depois a ideia é realmente chamar a atenção e fazer com que o cliente se apaixone. São muitos, muitos meses de trabalho, talvez anos, até chegar no produto final, porque tem muitas etapas diferentes. Sou criador, artista, um pouco químico pela minha formação e vendedor.”
Clément Gavarry destaca a importância de cada etapa no desenvolvimento de um perfume, mostrando que a perfumaria é uma verdadeira arte que combina criatividade, ciência e sensibilidade.
Com informações de Exame