Por Luiza Rampelotti
Na manhã de terça-feira (15), o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos), concedeu entrevista à Ilha do Mel FM para apresentar um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão. O chefe do Executivo abordou, entre outros temas, as ações de pavimentação realizadas até o momento e os planos de regularização fundiária em áreas populares da cidade.
Pavimentação chega a novos bairros
Segundo Adriano, a gestão já entregou quatro quilômetros de pavimentação asfáltica nos primeiros quatro meses de governo. Ele destacou que o serviço tem sido feito com qualidade técnica, utilizando camada de asfalto quente com cinco centímetros de espessura, além da limpeza e manutenção das drenagens pluviais das vias contempladas.
O prefeito reforçou que a meta é levar o asfalto a todos os bairros do município: “Esse é o nosso compromisso de pavimentação em todos os bairros. Quando a gente posta uma rua pavimentada, é um desespero: ‘e o meu bairro?’ Isso é bom, porque nos ajuda a mapear as necessidades”, disse. Ele afirmou que, com frequência, visita os locais apontados pela população nas redes sociais, acompanhado da equipe técnica, para verificar in loco as prioridades.
No entanto, Adriano fez questão de dar ênfase especial às comunidades que historicamente estiveram à margem das políticas públicas. “Eu sempre falei dos invisíveis e dos esquecidos. Vila das Torres, Jardim Pantanal, Jardim Figueira, Labra, Jacarandá II, Vila Santa Maria… pessoas que nunca receberam nem a visita de um prefeito. Eu me sinto na obrigação de cuidar dessas pessoas. É como cuidar dos meus filhos”, afirmou, emocionado.
Ele relatou que, em áreas de ocupação como a Vila Santa Maria, a presença das máquinas da Prefeitura foi recebida com surpresa e alegria. “As pessoas se emocionam. Dizem que nunca ouviram o barulho de máquinas na rua. Isso me deixa muito feliz”, contou.
Regularização fundiária: projeto piloto em planejamento
Questionado sobre regularização fundiária, o prefeito fez críticas à empresa Reurbane, contratada pela gestão anterior para realizar levantamentos e processos de Reurb (regularização fundiária urbana) em bairros de Paranaguá. “A Reurbane fez esse trabalho, nós vamos dar continuidade porque a população pagou por isso. Mas temos muitas dúvidas em relação à empresa”, declarou. Segundo ele, o município ainda aguarda a entrega efetiva dos resultados por parte da empresa.
Adriano ainda reconheceu o desafio histórico enfrentado por Paranaguá, onde a maior parte dos bairros é considerada ocupação irregular. Ele afirmou que a gestão está trabalhando para reverter esse cenário, com o apoio de uma nova empresa especializada em Reurb.
Um dos primeiros passos será a implantação de um projeto piloto no bairro Porto dos Padres, com base em experiências de municípios como Fazenda Rio Grande, onde cerca de 300 famílias foram regularizadas em seis meses. “Estamos avaliando empresas com capacidade técnica real. Em alguns casos, o serviço é entregue primeiro e a população só começa a pagar depois, sem carnê antecipado. Achei isso muito interessante”, explicou o prefeito.
Adriano relatou que tem buscado referências junto a prefeitos de outras cidades e deputados estaduais para identificar soluções eficazes. Ele contou que recebeu a visita de um ex-prefeito e investidores que apontaram alternativas confiáveis e já aplicadas com sucesso no Paraná.
“Não queremos aventureiros em Paranaguá. Queremos quem já entregou resultado. A regularização fundiária é um direito da população e precisa ser tratada com responsabilidade”, afirmou.
Além disso, ele também destacou que há áreas onde a regularização não será possível, como em regiões de preservação ambiental. Nestes casos, a gestão trabalha na criação de alternativas dignas, como programas de moradia popular. “Não vamos dizer simplesmente que essas pessoas têm que sair. Estamos pensando em como realocá-las com respeito e segurança, com casas mais baratas e melhores condições de vida”, finalizou.








