O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), declarou o vencedor do edital para duplicação da PR-412, no trecho de 12,81 quilômetros entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, no Litoral.
O Consórcio Construtor Litoral PR-412, formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda., foi o selecionado com proposta de R$ 254,5 milhões e documentação habilitada.
A concorrente inicialmente classificada em primeiro lugar foi desclassificada por não atender às exigências do edital e apresentar proposta considerada inexequível. A publicação abre agora o prazo para recursos por parte das demais participantes.

OBRAS
O projeto prevê a duplicação da pista existente, que terá 3,6 metros de largura, com acostamentos de 2,5 metros. As duas pistas serão separadas por um canteiro central de 2,2 metros.
Entre os principais pontos, está a readequação da interseção com a PR-808, no km 8, onde também será construído um novo Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A partir desse trecho, será implantada uma ciclovia até o perímetro urbano de Guaratuba.
A atual ponte sobre o Rio da Praia será demolida e substituída por uma galeria tripla de concreto. Já a interseção no perímetro urbano passará a contar com um viaduto. O trajeto incluirá ainda três retornos em nível, nos km 3,4, km 5,72 e km 10,88.

INFRAESTRUTURA
Além da duplicação, o contrato contempla a implantação de novo sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de dispositivos de segurança viária.

PRAZOS
A contratação seguirá a modalidade de contratação integrada, que inclui a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução da obra. O cronograma prevê 12 meses para a fase de projetos e 18 meses para a duplicação após a emissão da ordem de serviço.

Com informações da AEN








