A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou o corte de uma árvore da espécie ipê-roxo localizada na região do Aeroparque nesta semana. A ação foi tomada com base em parecer técnico e amparo legal, priorizando o bem-estar e a segurança da população. O laudo técnico, assinado pelo engenheiro florestal Rodrigo Delonga, apontou sérios comprometimentos estruturais na árvore, o que representava alto risco de queda. Além disso, a proximidade de galhos com as redes de baixa e alta tensão da Copel agravava ainda mais a situação.
“Seria omissão da nossa parte, enquanto setor técnico, não agir diante de uma situação de risco claro para a população. As decisões são tomadas com base técnica, responsabilidade legal e foco na preservação da vida”, reforçou o secretário municipal de Meio Ambiente, Dahir Elias Fadel Júnior.
“Em Paranaguá, os ipês-roxos são, infelizmente, as árvores que mais registram quedas. Muitas vezes, constatamos ausência de raízes nas árvores tombadas, o que demonstra fragilidade estrutural”, explicou o engenheiro Rodrigo Delonga.
A ação está amparada na Lei Municipal nº 4.228/2022, que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana. Conforme o artigo 46 da legislação, o corte de árvores é permitido mediante laudo técnico que comprove risco à segurança ou à infraestrutura urbana, como é o caso de ciclovias, calçadas e redes elétricas.
A engenheira Mercedes Figueiredo também ressaltou a importância do manejo correto. “Meio ambiente significa bem-estar. Segurança e arborização fazem parte desse conceito”, afirmou.
Como medida compensatória, serão plantadas duas mudas nativas de médio porte em local próximo ao ponto onde a árvore foi removida, conforme prevê o plano municipal de arborização urbana.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá








