A Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, estrutura que conecta a Ilha dos Valadares ao continente em Paranaguá, será revitalizada no dia 1º de maio por meio de um grande mutirão artístico. A ação integra o projeto “Paranaguá Mais Cores” e faz parte da iniciativa intitulada “Andada”, que transforma espaços urbanos com arte e participação popular.
A atividade acontece das 9h às 19h, é gratuita e aberta à comunidade. Crianças e adultos poderão participar da pintura da ponte com tintas à base de água. A recomendação é que os voluntários usem roupas confortáveis que possam ser manchadas.
Esta será a terceira grande intervenção do projeto, que já coloriu a Escadaria da Copel e o Caranguejo da Rodoviária, e a primeira em que a Portos do Paraná participa diretamente da campanha, ao lado da Prefeitura.
Limpeza marca início da intervenção
A preparação para a revitalização teve início na última quinta-feira (10) e seguiu até a sexta (11), com a limpeza da passarela feita pela Portos do Paraná. A ação foi articulada junto à Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Segurança. A Guarda Civil Municipal isolou a área e organizou o fluxo de pessoas, que passaram a circular por uma das vias da ponte de veículos.
Segundo o gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Schwanka, a adesão ao projeto reforça o compromisso da empresa pública com a cultura local. “Temos acompanhado o sucesso dos mutirões do Paranaguá Mais Cores e, por isso, nos prontificamos em apoiar o projeto”, disse.
O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, destacou os impactos sociais da ação. “Estas atividades estimulam a cultura local e fortalecem as relações de pertencimento dos moradores com a cidade, que são os ideais sociais da Portos do Paraná”, comentou.
A próxima fase do projeto inclui a correção de imperfeições e reparos na estrutura, preparando o local para receber a nova pintura.
Passarela terá caranguejo e manguezais
A revitalização da passarela não se trata apenas de estética: ela carrega um forte valor simbólico. A arte terá como conceito central o caranguejo e os manguezais, elementos típicos da fauna e da cultura caiçara, profundamente presentes na identidade parnanguara.
“A limpeza é a primeira fase do projeto Andada, nome criado em homenagem à fauna e flora da região. A arte vai carregar em seu conceito e estética o caranguejo e os manguezais”, explicou o idealizador da ação, Giovanni Negromonte, o Gio, advogado e artista visual. “No lugar das pessoas caminharem em uma ponte cinza, elas vão passar a caminhar em uma ponte colorida, mais lúdica, alegre e feliz”, complementou.
O artista destaca ainda que o caranguejo é um símbolo recorrente no imaginário popular de Paranaguá (presente em monumentos, no Estádio Caranguejão e nas tradicionais caranguejadas familiares) e que a travessia cotidiana da ponte representa, também, o “caminhar” da população em busca de vida, trabalho e dignidade.
“A gente pensa a relação entre o caranguejo e o parnanguara dentro dessa lógica da andada: o caranguejo atravessa para se reproduzir, viver. Assim como ele, o parnanguara atravessa a ponte todos os dias para ir ao trabalho, à escola, ao mercado. A ponte é essa passagem simbólica”, reforçou.
Projeto busca apoio
O projeto “Paranaguá Mais Cores” é viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Copel, e conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Além disso, o projeto busca o apoio de empresas e da comunidade para garantir sua expansão e continuidade. A ajuda pode ser financeira ou logística, com doações de materiais, alimentação ou hospedagem para os voluntários.
“É muito importante que as empresas incentivem os projetos culturais, pois assim conseguimos dinamizar o acesso à cultura para a população e compartilhar todos os impactos positivos que ela gera”, disse Gio.
Empresas interessadas em apoiar podem entrar em contato pelas redes sociais do “Paranaguá Mais Cores”. A participação da população também é bem-vinda, seja como voluntária, seja como apoiadora das ações de revitalização.
Serviço
Mutirão artístico “Andada” – Paranaguá Mais Cores
Local: Ponte de pedestres da Ilha dos Valadares (Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto)
Data: 1º de Maio
Horário: das 9h às 19h
Gratuito
Aberto ao público de todas as idades