A Prefeitura de Morretes informa que nesta segunda-feira, 24, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná vai iniciar a segunda fase da execução dos serviços de recuperação da ponte metálica do Porto de Cima, para a finalização das obras de reforma e manutenção. A ponte sobre o Rio Nhundiaquara fica na rodovia PR-411. Para a etapa final será necessário o bloqueio parcial da passagem de veículos. O investimento na reforma é de quase 2 milhões de reais.
O planejamento do DER é demolir, a cada semana, um terço do tabuleiro de concreto atual, já realizando a substituição pelo gradil e permitindo a reabertura da passagem de veículos em intervalos planejados, inclusive nos finais de semana. A programação atende a solicitações de lideranças, comunidade e comerciantes e tem o objetivo de garantir o acesso de visitantes a Morretes nos dias e horários de maior movimento.
Durante os horários de interdição, usuários podem acessar o Porto de Cima ou a PR-410 por meio de Morretes, através da PR-408. Pedestres e ciclistas podem fazer a travessia mesmo durante os serviços na ponte, por meio de uma passarela temporária ao lado da estrutura. Os serviços serão feitos à noite, sem bloqueios de tráfego nas sextas e sábados, e no domingo somente após as 10 horas da noite. Uma iluminação específica para as atividades será empregada durante os trabalhos.
A previsão de término da obra é para segunda quinzena de agosto. A Prefeitura de Morretes informou que as tratativas com o Exército para a possibilidade de uma ponte provisória continuam tramitando, assim como as negociações para a colocação de uma segunda ponte ao lado da atual.