Uma carga de fertilizantes que saiu de Paranaguá adulterada foi localizada em um barracão de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira, 6 de agosto. Seis pessoas, com idades entre 20 e 41 anos, foram presas em flagrante na operação conjunta entre a Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Militar (PMPR) e Guarda Municipal (GM).
O grupo é investigado por envolvimento em uma organização criminosa especializada no desvio e adulteração de cargas, principalmente de fertilizantes. Parte dos detidos já possuía antecedentes por crimes semelhantes.
Foto: André Feltes/PCPR
ORIGEM
De acordo com o delegado André Feltes, da PCPR, o ponto de partida da investigação foi uma denúncia feita após a chegada de uma carga no estado do Mato Grosso, que apresentou resíduos e colorações diferentes do padrão. A apuração identificou que o caminhão havia saído de Paranaguá no sábado, 2 de agosto, e fez uma parada não autorizada em um barracão clandestino na RMC, onde ocorreu a adulteração.
AÇÃO
Com base em dados do setor de inteligência da PMPR, as equipes monitoraram o local até confirmar a movimentação suspeita. No barracão, foram encontrados:
Equipamentos e materiais usados para adulterar o fertilizante
Parte da carga desviada
Uma pistola com carregadores
R$ 4,1 mil em espécie
Rádios comunicadores
Um dos detidos estava armado. Os demais já haviam sido autuados por crimes semelhantes.
“O grupo já estava sendo monitorado pelas equipes policiais. No local, foram apreendidos materiais utilizados para adulteração, maquinários e parte da carga desviada”, detalhou o delegado Feltes.
Foto: André Feltes/PCPR
CRIMES
Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário e responderão por:
Associação criminosa
Induzir o consumidor a erro
Posse e porte ilegal de arma de fogo (um dos envolvidos)
A investigação continua para identificar outros membros da organização e rastrear a cadeia completa do desvio de cargas.
DENÚNCIA
A PCPR reforça que a população pode colaborar com investigações em andamento. Informações podem ser repassadas de forma anônima: