O Conselho Tutelar é uma das principais ferramentas de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, atuando na linha de frente para acolher denúncias, orientar famílias e assegurar medidas de proteção. Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Dia do Conselheiro Tutelar, a importância desse trabalho é destacada pela conselheira Aline Laryssa Rodrigues da Cruz Casburgo, de Paranaguá, que compartilha com a Ilha do Mel FM os desafios enfrentados na defesa da infância e adolescência.
“Diariamente, enfrentamos situações delicadas envolvendo crianças e adolescentes cujos direitos estão ameaçados ou violados. O Conselho Tutelar tem o papel fundamental de acolher denúncias, orientar famílias e encaminhar para serviços de assistência social, saúde e educação. Em casos graves, requisitamos medidas de proteção“, conta Aline.
Uma rede de apoio para um futuro melhor
A conselheira define o trabalho do Conselho Tutelar como “uma ponte para a garantia dos direitos fundamentais“. Por meio da atuação diária, os conselheiros buscam oferecer caminhos para que crianças e adolescentes tenham acesso ao que é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Aline destaca que o impacto desse trabalho vai além do atendimento imediato. “O Conselho atua com ações preventivas, orientação, encaminhamentos judiciais e fortalecimento do acesso aos direitos“, diz.
Apesar das dificuldades enfrentadas ao ver crianças e adolescentes em situação de violência, ela compartilha que alguns momentos são inesquecíveis. “Todos os dias enfrentamos desafios, mas ver um adolescente, antes em situações de vulnerabilidade, encontrar um caminho de transformação através de programas de estágio e novas oportunidades é gratificante. Esses momentos mostram que nosso trabalho pode fazer a diferença“, comenta.
Mais de 800 atendimentos em 2024
Atualmente, o Conselho Tutelar de Paranaguá conta com cinco conselheiros que, até o mês de junho, realizaram mais de 800 atendimentos, um reflexo da relevância do trabalho para a comunidade. “Nossa atuação impacta diretamente as famílias, ajudando a reestruturar e proteger crianças e adolescentes. Orientamos, encaminhamos e apoiamos sempre que necessário“, relata Aline.
A conselheira acredita que a colaboração da comunidade é essencial para a proteção de crianças e adolescentes. “A sociedade pode colaborar realizando denúncias ao Conselho, pelo Disque 100 ou diretamente no plantão do Conselho Tutelar. Precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes para garantir um futuro promissor para todos“, destaca.
“Para as famílias e para a sociedade, a mensagem que quero deixar é simples, mas poderosa: as crianças e adolescentes são o nosso futuro. Precisamos protegê-los, orientá-los e garantir seus direitos. Unidos, podemos construir uma sociedade melhor e mais justa para eles e para todos nós“, finaliza Aline Laryssa Rodrigues da Cruz Casburgo.