Nesta quinta-feira, 28, Dia Nacional do Voluntário, 1.594 pessoas celebram a data com dedicação à preservação ambiental no Paraná. O trabalho é realizado em diferentes frentes coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), envolvendo desde resgates em montanhas até cuidados com animais silvestres e produção de mudas nativas.
COSMO
Entre as iniciativas, está o Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo), criado em 1996. O grupo de montanhistas atua aos fins de semana e feriados no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras, para garantir a segurança de visitantes. A parceria com o IAT começou em 2022.
“O montanhismo nos oferece tantos lugares bonitos, tantos pores do sol, tantos nasceres do sol lindos, que precisamos trabalhar um pouquinho para manter isso para nossos filhos e netos”, disse o voluntário André Rego.
Com 55 integrantes experientes, o Cosmo reúne profissionais de diversas áreas, como médico, guia de montanha, socorrista, engenheiro, professor universitário e empresário. Uma ala específica, a Brigada Voluntária de Caratuva, atua especialmente na Serra do Mar.
“É uma sensação muito boa praticar o voluntariado, saber que estamos fazendo a nossa parte pela preservação ambiental”, afirmou o coordenador da Brigada, Rafael Gava.
Foto: Brigada Caratuva
OUTRAS FRENTES
O Instituto também mantém o Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU), que oferece atividades de atendimento a visitantes, manutenção de trilhas, educação ambiental e apoio administrativo.
Outro destaque é o Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA), que foca no tratamento de animais vítimas de violência, especialmente filhotes de gambás e aves. Para participar, os voluntários passam por curso de capacitação a distância com orientações de cuidados básicos.
Foto: Brigada Caratuva
VIVEIROS
O terceiro eixo está ligado aos viveiros florestais e laboratórios de sementes do IAT, que produzem mudas de espécies nativas distribuídas gratuitamente em todo o Paraná. Os voluntários auxiliam no manejo, controle de ervas daninhas e ações de educação ambiental. Desde 2019, essa cooperação ajudou o IAT a atingir a marca de 12 milhões de mudas entregues.
Foto: Brigada Caratuva
INSCRIÇÃO
Interessados em contribuir podem se inscrever pelo site do IAT, onde é possível escolher o programa e acessar informações sobre as etapas necessárias para a adesão.