A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça sua atuação no enfrentamento à violência contra a mulher no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado nesta segunda-feira, 22.
DIA ESTADUAL DE COMBATE AO FEMINICÍDIO
A data, instituída pela Lei 19.873, de 2019, em memória da advogada Tatiane Spitzner, morta em Guarapuava, simboliza o compromisso do Estado em coibir esse tipo de crime por meio de ações integradas e mobilização social.
As delegacias da PCPR em todo o estado estão preparadas para investigar e esclarecer casos de feminicídio e violência contra a mulher.
De acordo com a instituição, os índices de resolução dos casos de feminicídio no Paraná permanecem próximos de 100%, reflexo da atuação especializada das forças de segurança.
“Isso é uma resposta aos agressores. Estes crimes não passarão em branco. Enquanto houver feminicídio, haverá uma Polícia Civil preparada para investigar, identificar autores e levá-los até a justiça”, afirmou a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes.
PREVENÇÃO
Em 2024, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) expandiu o Programa Mulher Segura para todos os municípios paranaenses. A PCPR integra a iniciativa com atividades que vão além da repressão, como a instalação de salas de acolhimento especializadas em delegacias e ações educativas voltadas à prevenção da violência.
A delegada Luciana Novaes ressalta que esclarecer crimes é também uma forma de preveni-los e educar a sociedade.
“Queremos construir um futuro diferente no qual mulheres tenham suas vidas respeitadas. Seguiremos trabalhando diariamente em busca deste ideal”, declarou.
OPERAÇÕES
A Polícia Civil também atua em operações em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Nas operações Átria (em março) e Shamar (em agosto), ambas em 2024, a corporação prendeu 1.627 pessoas por crimes ligados à violência contra a mulher e alcançou 16,8 mil pessoas com ações educativas.
CAMINHADA
Como parte da mobilização desta segunda-feira, acontece a Caminhada do Meio-Dia, organizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
A ação chega à sua 3ª edição e será realizada simultaneamente em 179 municípios paranaenses.
Com informações da PCPR









