Por Luiza Rampelotti
Com a renúncia de Dom Edmar Peron ao governo pastoral da Diocese de Paranaguá, aceita oficialmente pelo Papa Leão XIV, e divulgada nesta terça-feira (20), a Santa Sé nomeou como Administrador Apostólico o bispo Dom Bruno Elizeu Versari. A função é temporária e vigora até que o Vaticano indique o novo titular da Diocese.
Conhecido por seu perfil pastoral firme e dedicado, Dom Bruno é atualmente bispo diocesano de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Com vasta experiência em gestão e formação religiosa, ele chega a Paranaguá com a missão de garantir a continuidade das ações pastorais e administrativas da Igreja local, assegurando estabilidade e unidade para a comunidade católica da região.
Quem é Dom Bruno?
Dom Bruno Elizeu Versari nasceu em 30 de maio de 1959, em Cândido Mota (SP), mas ainda criança migrou com a família para o Paraná. Em 1980, iniciou a formação sacerdotal no Seminário Propedêutico de Maringá, após sentir-se profundamente tocado pelo testemunho de São João Paulo II. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina.
Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta (PR). Ao longo de seu ministério, acumulou funções de destaque na Arquidiocese de Maringá, onde atuou como vigário paroquial, pároco, ecônomo, vigário geral e formador no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória. Também integrou o Colégio de Consultores, o Conselho de Presbíteros e dirigiu a Rádio Colméia de Maringá.
Sua formação acadêmica inclui especialização em Educação Especial e pós-graduação em Teologia Bíblica, com ênfase no Novo Testamento, pela PUC-PR.
Nomeações e atuação nacional
Dom Bruno foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Campo Mourão em 19 de abril de 2017. Após a renúncia de Dom Francisco Javier Del Valle Paredes, assumiu como bispo diocesano no final do mesmo ano.
Em 2019, passou a integrar a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nessa função, auxiliou na elaboração e revisão de materiais pastorais e promoveu a aplicação do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio na diocese, conduzindo pessoalmente o acompanhamento de noivos.
Desde abril de 2023, Dom Bruno Elizeu Versari preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), função em que tem se dedicado à promoção de políticas pastorais voltadas ao fortalecimento das famílias cristãs.
Em 2024, com a aceitação do pedido de renúncia de Dom Sérgio Arthur Braschi, Dom Bruno foi designado como novo bispo da Diocese de Ponta Grossa, onde exerceu suas funções até o momento.
*Com informações da CNBB









