Na manhã desta quarta-feira, 20, o Papa Leão XIV nomeou Dom Paulo Alves Romão como o novo bispo da Diocese de Paranaguá. A nomeação, anunciada oficialmente pela Sala de Imprensa da Santa Sé, coloca fim ao período de sede vacante que se estendia desde a renúncia de Dom Edmar Peron, aceita em 20 de maio de 2025.
TRAJETÓRIA DE FÉ E SERVIÇO
Dom Paulo Alves Romão nasceu em 6 de abril de 1964, em Barra do Jacaré, Diocese de Jacarezinho (PR). Ingressou na vida sacerdotal após concluir seus estudos em Filosofia e Teologia — na Faculdade Eclesiástica João Paulo II e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro — e obter o doutorado em Teologia Pastoral pela PUC-Rio.
Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997 para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua caminhada ministerial, exerceu diversas funções relevantes: foi vicário paroquial, membro do conselho presbiteral, pároco da Paróquia Bom Pastor (Vicariato Norte), professor no seminário São José e na PUC-Rio, diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso, coordenador da Pastoral Universitária e assistente do movimento Comunhão e Libertação.
Em 7 de dezembro de 2016 foi nomeado bispo titular de Calama e auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, recebendo a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 2017.
NOVA ETAPA PASTORAL
Com essa nomeação, Dom Paulo Alves Romão assume como 5º bispo diocesano de Paranaguá. Ocupa agora a histórica Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, e se prepara para receber a comunidade local com a mesma dedicação que marcou sua trajetória em regiões urbanas como o Rio de Janeiro.
Seja Bem-Vindo, Dom Paulo Alves Romão!









