Dom Paulo Alves Romão toma posse como bispo da Diocese de Paranaguá
A cerimônia foi realizada na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário. Nomeado pelo papa Leão XIV, Dom Paulo é natural de Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro, e mais recentemente atuou como bispo titular e bispo auxiliar no Rio de Janeiro
A Diocese de Paranaguá viveu neste sábado, 27 de setembro, um momento histórico com a Posse Canônica de Dom Paulo Alves Romão como o 5º bispo diocesano. A cerimônia, realizada às 10h na Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, reuniu clero, fiéis, autoridades civis e religiosas, além de familiares e amigos do novo bispo.
CERIMÔNIA
Dom Paulo foi recebido pelo arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, pelo administrador apostólico Dom Bruno Elizeu Versari, pelo pároco da Catedral, padre Émerson Zella, e pelo Colégio de Consultores.
O rito incluiu o ósculo ao crucifixo, a aspersão de água benta sobre os presentes e a entrega do báculo, símbolo da autoridade episcopal, das mãos de Dom Orani e Dom Bruno.
Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria
ORIGEM
Natural de Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro do Paraná, Dom Paulo inicia sua primeira missão como bispo em sua terra natal. Familiares e amigos de infância estiveram presentes. Para José Alves Romão, irmão do novo bispo, o momento foi marcante:
“Para ele era um sonho servir no estado do Paraná. E para toda a família também, ficamos felizes e orgulhosos por ele.”
Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria
HOMILIA
Durante a celebração, Dom Paulo destacou sua prioridade de caminhar em comunhão com o clero e os fiéis.
“Antes de tudo me dirijo aos padres. Todos são chamados para ser mais que colaboradores, mas co-pastores comigo. Nosso serviço exige reverência e zelo à Palavra de Deus. Pastoreio é serviço e comunhão. A missão é uma só”, afirmou.
O bispo reforçou ainda sua disposição de proximidade com toda a comunidade.
“Desejo caminhar junto, servi-los, amá-los. Estar perto dos idosos, jovens, ribeirinhos, povos originários, presos, esquecidos… juntos seremos uma família em missão.”
Dom Paulo encerrou sua homilia com um pedido:
“Humildemente, peço, rezem por mim.”
Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria
PRESENÇAS
A celebração contou com a presença de bispos do Regional Sul 2 e do Regional Leste 1 da CNBB, além de representantes da Arquidiocese do Rio de Janeiro e de Dom Felippo Santoro, arcebispo emérito de Taranto, Itália.
Entre as autoridades civis, estiveram presentes o governador em exercício Darci Piana, o senador Sérgio Moro acompanhado da deputada Rosangela Moro, o prefeito de Paranaguá Adriano Ramos, a vice-prefeita Fabiana Parro e o prefeito de Morretes Junior Brindarolli.
Foto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria
HISTÓRIA
Criada em 21 de julho de 1962, a Diocese de Paranaguá é uma das mais antigas do Paraná. A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, sede da diocese, foi fundada em 5 de abril de 1655, tornando-se a primeira do estado. Atualmente, a diocese conta com 23 paróquias, uma área missionária e cinco santuários.