Equoterapia muda a rotina de crianças e adolescentes em Pontal do Paraná
O atendimento acontece no Centro de Equoterapia da Escola Municipal Ilha do Saber, em Pontal do Paraná, e já beneficia cerca de 50 alunos com ganhos físicos, emocionais e sociais
Desde 2004, um projeto pioneiro no Litoral utiliza a Equoterapia como método terapêutico gratuito para crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltiplas ou transtornos globais de desenvolvimento.
O atendimento acontece no Centro de Equoterapia da Escola Municipal Ilha do Saber, em Pontal do Paraná, e já beneficia cerca de 50 alunos com ganhos físicos, emocionais e sociais.
BENEFÍCIOS
A terapia com cavalos contribui para o fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, da coordenação motora, além de estimular autoconfiança, autoestima e socialização.
“São crianças da rede municipal que já fizeram sessões com fonoaudiólogo ou psicólogo. A equoterapia chega como complemento essencial para o desenvolvimento delas”, explicou Lizmari Simioni Rusycki, coordenadora do centro.
Daniele, mãe de Luíse Rodrigues, aluna com autismo e TDAH, reforça os resultados:
“Tem ajudado muito ela no desenvolvimento motor, é muito bom para o aluno”.
Fotos: PMPPR / Clovis Santos
RESULTADOS
As sessões ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Segundo o psicólogo Guilherme Abreu, os efeitos são percebidos em pouco tempo.
“Vemos progresso rápido, as famílias ficam felizes e nós também ao acompanhar a evolução dos alunos. Atendemos crianças da modalidade especial da escola e alunos de inclusão da rede municipal”, afirmou.
Para participar, é necessário encaminhamento médico encaminhado ao Departamento de Educação Especial.
Fotos: PMPPR / Clovis Santos
APOIO
O projeto também é sustentado pelo Bazar Beneficente APF Ilha do Saber, criado por Maria Aparecida da Silva, avó de um dos alunos. O bazar funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na Rua Maria de Lourdes Kossatz, nº 1111, no Centro de Equoterapia. Toda a arrecadação é revertida para as crianças, financiando sessões de fonoaudiologia, psicologia e equoterapia.
Fotos: PMPPR / Clovis Santos
ESCOLA
A Escola Municipal Ilha do Saber atende pessoas de 0 a 55 anos com deficiência intelectual, transtornos globais de desenvolvimento e deficiência física neuromotora associada a múltiplas deficiências.
Além do ensino regular e profissional, a unidade oferece oficinas de marcenaria, arte em EVA, pintura em tecido, crochê, decoração de caixas e outras atividades voltadas à inclusão e ao desenvolvimento integral dos alunos.