O monólogo teatral “Marilene”, escrito e protagonizado pela atriz sergipana Nívea Santiago, inicia nesta sexta-feira, 3 de outubro, a 2ª temporada gratuita de apresentações no Litoral. A circulação passará pelas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná e Antonina, com sessões previstas até 28 de novembro.
TEMÁTICA
Dirigida por Edna Miranda, a obra parte da perspectiva da escrevivência, conceito desenvolvido pela escritora Conceição Evaristo, para trazer ao palco narrativas que misturam ficção e experiências reais de mulheres negras.
A dramaturgia, escrita entre 2020 e 2022, aborda questões como violência de gênero, racismo, suicídio e amor próprio. Além de Nívea, o elenco conta com a atriz e percussionista Bia Fluz.
“Minha expectativa com esse projeto é que ele possa alcançar e sensibilizar diversas pessoas pelo conteúdo abordado. Vamos conversar de uma maneira artística sobre questões que nos atravessam enquanto sociedade”, destacou Nívea Santiago.
Foto: Clara Ferreira
ORIGEM
O espetáculo nasceu das pesquisas da artista durante sua graduação em Artes na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral. Nívea, que também é palhaça e escritora, já recebeu prêmios como “Atriz Revelação” no X Festival de Teatro de Paranaguá e foi indicada a “Melhor Atriz” em festivais de Paranaguá e Pontal do Sul.
GRATUITO
Todas as apresentações têm entrada gratuita, com classificação indicativa de 14 anos. O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da política nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e do Ministério da Cultura, Governo Federal.