Por Luiza Rampelotti
O ex-prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque (PSD), foi oficialmente cedido ao Governo do Estado do Paraná, conforme portaria nº 727, assinada pelo atual prefeito Adriano Ramos (Republicanos) na última sexta-feira (16) e publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná nesta segunda-feira (19). A cessão aconteceu por meio de um Termo de Convênio celebrado entre o Município e o Estado do Paraná, com vigência de 19 de maio até 31 de dezembro de 2025.
Marcelo Roque exercerá suas funções na Casa Civil, com atuação vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL). À Ilha do Mel FM, o ex-prefeito afirmou que só se pronunciará sobre o assunto após reunião com o secretário da SEIL, Sandro Alex, que deve acontecer ainda nesta segunda.
A nomeação marca o retorno de Roque à cena administrativa estadual, agora com atuação técnica, após oito anos de mandato como prefeito de Paranaguá, entre 2017 e 2024. Durante sua gestão, Marcelo Roque foi figura central na política parnanguara, tendo como uma de suas marcas a execução de grandes obras de infraestrutura urbana, atuação e logística da vacinação durante a pandemia de Covid-19 e a consolidação de parcerias com o Governo do Estado.
Servidor concursado da Prefeitura de Paranaguá, Roque ocupa o cargo de serralheiro. Sua cessão para o Estado é uma prática prevista no Estatuto do Servidor Público Municipal e autorizada pelo artigo 49 da Lei Complementar Municipal nº 046/2006.
Trajetória política
Marcelo Roque é filho do também ex-prefeito e ex-deputado estadual Mário Roque. Herdou o capital político do pai e consolidou seu nome com forte presença nos bairros e comunidades mais populosas de Paranaguá.
Embora tenha tentado emplacar André Pioli como sucessor nas eleições de 2024, Marcelo Roque viu seu grupo político ser derrotado por Adriano Ramos, que teve 72,30% dos votos, eleito com discurso de renovação administrativa. Desde então, o ex-prefeito manteve discrição pública, sem anunciar novos projetos políticos – até agora.
A cessão de Roque à SEIL reacende especulações sobre seus planos políticos para os próximos anos. Com trânsito consolidado em Paranaguá e agora mais próximo do núcleo estratégico do Governo do Estado, cresce nos bastidores a expectativa de que ele possa disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026, mirando uma projeção estadual após dois mandatos à frente da Prefeitura.









