O Litoral Norte de Santa Catarina está em alerta devido a um fenômeno chamado maré astronômica, que aumenta o risco de inundações. As cidades de Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville podem enfrentar alagamentos devido à combinação de fortes chuvas e o aumento do nível do mar. A situação deve persistir até pelo menos o próximo sábado.
Em Joinville, o nível do mar pode atingir até 1,9 metro, e em Itapoá, o pico é esperado para a madrugada de sexta-feira, atingindo 1,7 metro. São Francisco do Sul, que já decretou situação de emergência, pode enfrentar uma maré astronômica de 1,8 metro na madrugada de quinta-feira. Em Barra Velha, o nível do mar pode chegar a 1,3 metro nas próximas madrugadas.
Além da maré astronômica, a preocupação é intensificada pela previsão de chuvas acima de 35 milímetros nesta quarta-feira. O solo já está encharcado devido às chuvas anteriores, tornando a situação mais desafiadora. Em São Francisco do Sul, há um risco moderado a alto de deslizamentos, enxurradas e alagamentos nos próximos dias, de acordo com a Defesa Civil.
A preocupação com as inundações estende-se às outras áreas litorâneas de Santa Catarina, da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, onde são esperados acumulados de chuva entre 100 e 150 milímetros entre quinta e sábado.