Por Luiza Rampelotti
Paranaguá se prepara para realizar a maior Festa do Trabalhador de sua história, de acordo com a Prefeitura. A ação, chamada de “Festa do Trabalhador – A maior de todos os tempos”, que ocorrerá no dia 1º de maio na Praça de Eventos Mário Roque, é promovida pelo Poder Municipal em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais e comércios locais. Com uma programação extensa, sorteios de prêmios e atrações musicais, a edição deste ano marca um novo formato de celebração, com maior integração entre poder público, trabalhadores e empresários da cidade.
Entre os destaques da campanha deste ano está o sorteio de um Renault Kwid zero km, uma moto e diversos prêmios — iniciativa que visa não apenas celebrar o trabalhador, mas também fomentar o comércio local. Para participar, basta realizar compras no comércio de Paranaguá a partir desta sexta-feira (11) até o dia 30 de abril, exigindo o cupom fiscal com CPF. A cada R$ 25 em compras, mediante apresentação de cupom fiscal com CPF, o cliente tem direito a um cupom – limitado a cinco cupons por nota fiscal.

“O objetivo é estimular o consumo no comércio local e valorizar tanto o trabalhador quanto o empresário, que também é peça essencial nesse cenário”, explicou o diretor da Secretaria do Trabalho, Gustavo Amin Hammoud em entrevista à Ilha do Mel FM. Segundo ele, qualquer estabelecimento de Paranaguá pode participar da campanha, incluindo comércios dos bairros.
Para facilitar a participação, a partir da próxima segunda-feira (14), serão disponibilizados seis pontos de troca de cupons fiscais por cupons do sorteio, localizados nas seguintes regiões:
- Praça Fernando Amaro (Centro)
- Praça Ciro Abalem, na Ilha dos Valadares
- Subprefeitura Waldir Salmon, no Nilson Neves
- Praça da Caixa d’Água, na Roque Vernalha
- CEU das Artes, no Jardim Iguaçu
- Terminal Urbano de Paranaguá
Programação tem show nacional

O evento em si terá início às 13h30 e seguirá até as 21h do dia 1º de maio, uma quinta-feira, com apresentações de quatro bandas locais e como atração principal show nacional da dupla Bruno & Barretto. A expectativa é de reunir um grande público e movimentar economicamente a cidade.
Para o empresário e representante dos comerciantes, Nasser Hammoud, a edição deste ano representa um marco. “É a primeira vez que o comércio é convidado oficialmente a participar da festa. Em gestões anteriores, sempre fomos deixados de lado. Desta vez, a Prefeitura teve o olhar correto: empresário também é trabalhador”, afirmou.

Além da valorização do setor empresarial, a edição de 2025 reforça a união entre o poder público, os sindicatos e a iniciativa privada. Dirceu Pereira, diretor de Assuntos Sindicais da Prefeitura, destacou o papel das entidades de classe na mobilização dos trabalhadores. “Estamos trabalhando na divulgação e convocando os sindicatos da cidade para estarem presentes. Esta é uma festa feita por e para os trabalhadores”, disse.
