O primeiro final de semana de agosto foi agitado no litoral do Paraná, atraindo cerca de 17 mil turistas para dois eventos musicais apoiados pelo Governo do Estado. Em Antonina, aproximadamente 12 mil pessoas participaram do Antonina Blues Festival, realizado entre os dias 2 e 4, segundo estimativas da Polícia Militar do Paraná. Na Ilha do Mel, o Encantadas Jazz registrou cerca de 5 mil participantes nos primeiros dias da programação, que se estende até o fim de agosto.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, afirmou que esses eventos reforçam a economia do litoral fora da alta temporada de verão. “Eventos como estes atraem pessoas que usufruem de restaurantes, compram passagens de ônibus, embarcações e outros passeios, e se hospedam na região. Isso garante mais empregos para a população e renda aos empresários do setor de turismo também na baixa temporada”, destacou.
ANTONINA BLUES FESTIVAL
Em sua 8ª edição, o Antonina Blues Festival apresentou uma diversidade de shows gratuitos de blues, um ritmo que surgiu no final do século 19 no Sul dos Estados Unidos. Os artistas se apresentaram em vários pontos da cidade histórica de Antonina, como a Praça Feira Mar, a Ponta da Pita, a Estação Ferroviária e o calçadão cultural, incentivando os visitantes a conhecerem diferentes pontos turísticos e consumirem nos empreendimentos locais.
Marcos Maranhão, proprietário do Camboa Hotel e organizador do festival, destacou que o evento deste ano contou com mais de 30 shows de bandas estaduais e músicos internacionais, impulsionando a economia local. Segundo Maranhão, sua pousada registrou um aumento de 80% nos check-ins durante a programação, um número atípico para a baixa temporada.