Nos últimos dias, o Pátio Público de Triagem do porto alcançou números impressionantes. Em um período de 24 horas, entre as 7h de terça-feira e as 7h desta quarta-feira, o local recebeu um recorde de 2.456 caminhões.
Mais da metade dos caminhões que adentraram o pátio de triagem nesse período, correspondendo a 57,6%, estavam carregados com soja. Um total de 1.414 veículos descarregaram o grão nos terminais do Porto de Paranaguá nesse curto intervalo de tempo. Além disso, 548 caminhões transportando milho e 494 veículos carregados com farelo de soja completaram o cenário do movimento intenso.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, enfatizou que essa quantidade de caminhões é a maior já registrada no pátio de triagem em um único dia. Ele ressaltou não apenas o volume, mas também o tempo médio de permanência dos caminhoneiros no local, que atualmente é de aproximadamente seis horas e quarenta e três minutos.
Em nota o Porto de Paranaguá afirma que adota agendamentos para os caminhões, controla o fluxo de veículos por meio de cotas diárias aos terminais e utiliza o sistema Carga on-line para analisar e controlar o fluxo de caminhões desde a origem até a descarga nos terminais, para evitar enormes filas.