Após vários dias de sol e temperaturas elevadas, uma nova frente fria deve trazer chuva ao Paraná. Mesmo sem avançar diretamente sobre o estado, o sistema deve provocar instabilidade: o Simepar prevê pancadas isoladas no sábado, 22, e possibilidade de temporais no domingo, 23.
SÁBADO
No sábado, 22, o tempo muda pela atuação de uma frente fria no sul do Brasil, sobre o oceano.
“A frente fria aumenta a condição de chuva durante o sábado na metade sul paranaense, a partir da tarde. São pequenas áreas de instabilidade que se formam na dianteira do sistema frontal e poderemos ter algumas chuvas rápidas e isoladas entre o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Entre Curitiba e o Litoral, incluindo Paranaguá, a mudança deve ocorrer no fim do dia, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Apenas a região norte não tem previsão de chuva, com temperaturas que podem chegar a 33°C em Loanda e 31°C em Paranavaí.
RISCO
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, coloca toda a faixa leste — incluindo Paranaguá e o Litoral — e a metade sul do estado em observação. Há risco moderado para tempestades localizadas, chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo isolado. O risco é baixo na região central e inexistente no norte.
DOMINGO
No domingo, 23, a chuva se espalha por todas as regiões.
“O sistema frontal avança lentamente pelo estado e a tendência é de termos chuva em praticamente em todas as áreas. As temperaturas amenizam bastante ao longo do domingo, com exceção do Norte, onde o tempo fica um pouco mais abafado”, completa Jacóbsen.
A próxima semana começa com instabilidade e risco maior de temporais. A Defesa Civil reforça que alertas de curto prazo podem ser recebidos por SMS: basta enviar o CEP para 40199. Avisos também são divulgados no perfil oficial no X: @PRDEFESACIVIL.
Com informações da AEN e SIMEPAR








