O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), vai pavimentar com asfalto quente (CBUQ) os 22 quilômetros da estrada rural que liga as comunidades de Caovi a Cubatão, em Guaratuba. Com um investimento estimado em R$ 35 milhões, a ação tem como principal objetivo melhorar o escoamento da produção agrícola da região, que é a maior produtora de banana do Paraná. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDRS) de Guaratuba na última quinta-feira, 13.
INVESTIMENTO
O anúncio reforça o foco do governo estadual na infraestrutura rural. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou a importância das estradas para o dia a dia do produtor.
“Nós temos que cuidar de uma coisa que o produtor rural precisa todo dia que é a estrada Rural. E de Estrada Rural, nós temos o maior programa da história do Paraná. E nós estamos tratando isso como um programa de conservação da água, do solo, e combate a erosão e melhoria da trafegabilidade do meio rural”, explicou.
PRODUÇÃO
A região atendida pela estrada Caovi-Cubatão é uma das mais relevantes do Litoral paranaense, concentrando mais de 3 mil hectares de cultivo de banana. Além da fruta, que é sensível a impactos durante o transporte, a área também tem forte presença de palmito pupunha, maracujá, olerícolas, mandioca e pecuária. A pavimentação deve reduzir significativamente as perdas logísticas e aumentar a segurança e a agilidade do transporte.
IMPACTO
Para Emerson Gerstemberger, chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em Guaratuba, a obra é crucial.
“É uma região altamente produtiva e fundamental tanto para Guaratuba quanto para o Paraná. A estrada permitirá mais segurança, agilidade e maior integração com os mercados”, afirmou.
O projeto foi apresentado ao CMDRS por técnicos do IDR-PR e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
FUTURO
A pavimentação deste trecho ganha importância estratégica em um contexto mais amplo. Quando totalmente concluída, a via, que tem uma continuidade planejada totalizando cerca de 60 quilômetros até Garuva, em Santa Catarina, e Morretes, no Paraná, formará um corredor logístico entre as BR-101 e BR-277, potencializando o fluxo de mercadorias entre as regiões.
O próximo passo para o início das obras é a aprovação da proposta pela comunidade local. Após esse aval, será finalizado o convênio entre a Prefeitura de Guaratuba e a Seab.
Com informações da AEN









