O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira, 26, à Prefeitura de Guaratuba o projeto de revitalização da Orla Histórica do município. Desenvolvida pelo Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, a obra terá investimento estimado em R$ 24 milhões e seguirá para a fase de licitação, sob responsabilidade do Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, a iniciativa vai fortalecer o turismo e a convivência social.
“A revitalização da Orla Histórica, no entorno da Praça dos Namorados, é um projeto estratégico que vai valorizar ainda mais Guaratuba e o nosso Litoral”, afirmou.
INVESTIMENTO
A área contemplada é de aproximadamente 10,8 mil metros quadrados, com início das obras previsto ainda para este ano. O processo licitatório será realizado no modelo integrado, em que a empresa contratada deverá elaborar os projetos básico e executivo, além de executar os serviços. A execução terá prazo de 12 meses e será dividida em duas etapas, para evitar impactos na alta temporada de verão.
Foto: Felipe Henschel/AEN
MELHORIAS
Entre as intervenções previstas está a construção de um deck de madeira ao longo da Orla, integrando a Praça dos Namorados aos trapiches. O espaço receberá bancos, espreguiçadeiras e novo paisagismo, reforçando a vocação da região como ponto de contemplação do pôr do sol.
A pavimentação das ruas do entorno será substituída por pavers, garantindo melhor drenagem da água da chuva. Estão previstas ainda vagas demarcadas de estacionamento e itens de acessibilidade, como rampas e piso tátil.
Outro destaque é a implantação de uma praça de convívio na Avenida 29 de Abril e a criação de uma área de lazer com fonte de águas dançantes ao lado do Terminal Turístico Pesqueiro.
EXPECTATIVAS
Para o prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, a obra simboliza o avanço do município.
“A revitalização da Praça dos Namorados será muito importante pelo aspecto turístico. Ali é um ponto lindo de observação do pôr do sol, e ficará ainda mais bonito com essa obra”, disse.
O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou a dimensão dos investimentos.
“A revitalização da Orla Histórica vai transformá-la em um verdadeiro cartão-postal do Litoral. Este é mais um investimento dentro de um grande pacote que já passa de R$ 2 bilhões”, ressaltou.
Foto: Felipe Henschel/AEN
PRAIAS
Além da Orla, o Governo do Estado também elabora projetos de revitalização das praias Central, Caieiras e Prainha, que somam 4,7 quilômetros de extensão. Assim como em Matinhos, está prevista a engorda da faixa de areia, implantação de ciclovia, pistas de caminhada e novos calçamentos, além de obras de drenagem e contenção da erosão.
REUNIÃO
A apresentação em Curitiba contou também com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do presidente do Ipardes, Jorge Callado; do diretor de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Célio José Gonçalves Watter; e do deputado estadual Denian Couto.