É com profundo pesar que hoje prestamos homenagem aos heróis do Remo, sendo sete atletas adolescentes, o técnico e o motorista da van, que perderam suas vidas em um trágico acidente na BR-376, na noite de domingo (dia 20), enquanto retornavam para Pelotas, Rio Grande do Sul.
Entre as vítimas estão os atletas: Samuel Benites Lopes (15 anos), Henry Fontoura Guimarães (15 anos), João Pedro Kerchiner (17 anos), Helen Belony (20 anos), Nicole Cruz (15 anos), Angel Souto Vidal (16 anos) e Vitor Fernandes Camargo (17 anos), além do técnico Oguener Tissot (43 anos) e do motorista Ricardo Leal da Cunha (52 anos).
Todo eles voltavam de uma competição na qual conquistaram sete medalhas no Campeonato Brasileiro Unificado, representando o Centro Português 1.º de Dezembro.
Desde 2015, o Projeto Remar para o Futuro tem promovido a socialização e formação de atletas em Pelotas, criando um legado de transformação social e desenvolvimento esportivo para dezenas de jovens.
No Brasil, onde é extremamente difícil ganhar a vida por meio do esporte, especialmente em modalidades como a Remo e canoagem, esses atletas enfrentavam desafios dentro e fora da água, lutavam por patrocínio, lutavam por apoio e reconhecimento na sua modalidade.
Esses jovens estavam no auge de suas carreiras, levando o nome de sua cidade Pelotas e do seu estado Rio Grande do Sul ao topo.
Infelizmente, suas vidas foram interrompidas de forma trágica quando a van em que viajavam foi atingida por uma carreta que perdeu os freios, na região de Guaratuba, no litoral do Paraná.
Esses atletas além das medalhas conquistadas, foram grandes exemplos de dedicação, disciplina e paixão pelo esporte aquático.
Moradores do litoral do Paraná e de todo o Brasil estão de luto pela perda irreparável dessas vidas tão jovens e promissoras. A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias e afirma que está prestando apoio às famílias no translado dos corpos.
Hoje, rendemos nossa homenagem àqueles que deram o melhor de si em tudo o que fizeram e que, tragicamente, partiram cedo demais. Eles não representaram apenas sua cidade, mas também os sonhos de todos que enxergam no esporte uma oportunidade para um futuro melhor.
A equipe da Ilha do Mel FM presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos das nove vítimas desse trágico acidente.
Que essa dolorosa perda nos inspire a reconhecer nossas falhas como sociedade, lutar por estradas mais seguras e valorizar nossos atletas. Que a memória desses jovens, cheias de talento, seja eternizada pelos seus familiares.