Ilha do Mel FM
domingo, janeiro 11, 2026
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Concurso Cultural “Colorindo com a Ilha! – Ilha Goods”
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
domingo, janeiro 11, 2026
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Ilha do Mel

Ilha do Mel terá turismo ampliado, taxa ambiental e regras mais rígidas; veja o que muda

por Redação Ilha do Mel
27/02/2025 - 09:59
Ilha do Mel terá turismo ampliado, taxa ambiental e regras mais rígidas; veja o que muda

Entre as principais medidas estão a ampliação do limite de visitantes, a cobrança de taxa ambiental, regras mais rígidas para novas construções e mudanças na gestão da ilha. Foto: Guia Ilha do Mel

Por Luiza Rampelotti

A Ilha do Mel, o segundo destino turístico mais visitado do Paraná, está prestes a passar por uma grande transformação. A Assembleia Legislativa do Estado (Alep) aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira (24), o Projeto de Lei 790/2024, que estabelece um novo marco regulatório para a ilha, localizada na Baía de Paranaguá. A proposta, de autoria do Governo do Estado, tem como objetivo modernizar a gestão do território, garantir a preservação ambiental e estruturar um modelo sustentável para o turismo.

O projeto segue agora para sanção do governador Ratinho Junior e trará mudanças significativas para moradores, empresários do setor turístico e visitantes da ilha. Entre as principais medidas estão a ampliação do limite de visitantes, a cobrança de taxa ambiental, regras mais rígidas para novas construções e mudanças na gestão da ilha.

Ampliação do turismo e taxa ambiental para entrar na ilha

Atualmente há uma restrição no número de visitantes, limitada a 5 mil pessoas diariamente. Com o novo marco regulatório, esse número será ampliado para 11.049 mil visitantes.

O controle continuará sendo feito pelo Instituto Água e Terra (IAT), que será responsável por monitorar, fiscalizar o acesso à ilha, a ocupação, o turismo e a preservação ambiental. Para isso, será implantado um sistema de gestão de visitantes, que permitirá um acompanhamento mais preciso da quantidade de pessoas no local.

O projeto também prevê a cobrança de uma taxa ambiental para os turistas que visitam a ilha. O valor ainda será definido pelo governo estadual e deve cobrir custos de manutenção, fiscalização e preservação ambiental.

Moradores da Ilha do Mel participaram da sessão da Alep que aprovou o novo marco regulatório. Foto: Gabriel Rosa/AEN

A arrecadação será destinada à infraestrutura, incluindo a melhoria de trilhas, gestão de resíduos e ações de proteção ambiental. Moradores, trabalhadores locais e algumas categorias específicas terão isenção da taxa, que ainda precisa ser regulamentada.

De acordo com Renato Guimarães Adur, superintendente de Relações Institucionais do Governo do Estado, o visitante irá comprar um ingresso para entrar na Ilha do Mel. “A pessoa vai comprar o ingresso por meio de um aplicativo. A partir do momento que tiver tudo estruturado, a ideia inicial é uma taxa próxima de R$ 20 por pessoa, não considerando o número de dias que ela irá permanecer na ilha”, explicou.

Modelos semelhantes de taxa já são aplicados em outros destinos turísticos sensíveis no Brasil, como Fernando de Noronha e Ilha Grande (RJ), onde o valor arrecadado é revertido para a conservação ambiental e manutenção dos serviços públicos locais.

Mudanças na gestão e participação da comunidade

Uma das grandes inovações trazidas pelo projeto é a criação da Unidade de Administração da Ilha do Mel (UNADIM), que contará com um Conselho Comunitário Consultivo, garantindo a participação da população local nas decisões.

Com isso, é esperado que moradores e comerciantes tenham mais voz no planejamento das políticas públicas para a ilha, equilibrando interesses econômicos, sociais e ambientais. “Hoje a Ilha do Mel é vista apenas como turismo, mas entendemos que é necessário olhar para a ilha como lar de comunidades tradicionais, dos moradores”, disse Júlio Soares Mendes, presidente da Associação dos Nativos da Ilha do Mel (ANINPO).

Regras mais rígidas para novas construções e ocupação do solo

A ocupação do solo na Ilha do Mel seguirá novas diretrizes para evitar especulação imobiliária e expansão desordenada. O parcelamento de terras e novas ocupações serão proibidos, e aqueles que já possuem edificações irregulares precisarão se adequar às normas ambientais por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

As novas regras de construção incluem:

✔ Altura máxima de 6,5 metros para edificações, evitando impactos visuais no cenário natural.
✔ Uso obrigatório de materiais sustentáveis, como madeira certificada e alvenaria regulamentada.
✔ Obrigatoriedade de saneamento, com fossas sépticas ou conexão ao sistema público de esgoto sempre que possível.

A ilha será dividida em sete áreas de zoneamento, com diferentes restrições de uso:

  • Estação Ecológica (AEE) – Proteção total, sem ocupação humana.
  • Parque Estadual (APE) – Conservação ambiental com limitações.
  • Área da Ponta Oeste (APO) – Permitida ocupação da população tradicional, com turismo controlado.
  • Área Especial (AE) – Proteção de monumentos históricos, como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.
  • Área de Vilas (AVL) – Espaços urbanos já ocupados, onde será permitido turismo e comércio, seguindo regras ambientais.

Fomento ao turismo sustentável e proteção cultural

Outro ponto central do novo marco regulatório é o incentivo ao turismo de base comunitária. A legislação propõe fortalecer a participação dos moradores na economia local, garantindo que os benefícios do turismo sejam melhor distribuídos.

Eventos tradicionais, como a Festa da Tainha, serão valorizados, e o comércio e os serviços turísticos precisarão respeitar a capacidade ambiental da ilha. Além disso, será criado um Plano de Contenção Marítima, para mitigar o problema da erosão costeira e proteger a infraestrutura da ilha contra desastres naturais.

A gestão de resíduos sólidos também será reforçada, com incentivo à reciclagem e ao descarte adequado do lixo gerado pelos visitantes.

Ilha do Mel vai ter sistema de coleta e tratamento de esgoto

Outra novidade anunciada pela Alep é a conclusão dos estudos do IAT para a emissão da Licença de Instalação (LI), permitindo o início das obras do sistema de coleta e tratamento de esgoto na Ilha do Mel. O projeto será executado pela empresa Paranaguá Saneamento, responsável pelo esgotamento sanitário na região, beneficiando as localidades de Nova Brasília e Encantadas.

Em junho de 2024, o governador Ratinho Junior entregou a Licença Prévia para o empreendimento. Com a emissão da Licença de Instalação, a Paranaguá Saneamento está autorizada a dar início imediato às obras, que receberão um investimento de R$ 33 milhões.

 

SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para o 2.º LobaFest Run na Ilha do Mel
Ilha do Mel

Inscrições abertas para o 2.º LobaFest Run na Ilha do Mel

3 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação
Ilha do Mel

Projeto “Pá na Água” encerra primeira turma com vivência na Ilha do Mel e prepara exposição em Paranaguá

28 de outubro de 2025
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Ilha do Mel

Cruzeiro internacional leva turistas à Ilha do Mel e reforça potencial turístico do Litoral

17 de outubro de 2025
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Ilha do Mel

Mutirão de Limpeza da Ilha do Mel recolhe quase 11 toneladas de resíduos

6 de outubro de 2025
Foto: SECOM
Ilha do Mel

CastraPet realiza edição extra na Ilha do Mel e beneficia 102 animais

16 de setembro de 2025
Foto: Patryck Madeira/Arquivo/Sedest
Ilha do Mel

CastraPet retorna à Ilha do Mel com mutirão de castração para cães e gatos

5 de setembro de 2025
Próxima Notícia
Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio em Morretes; indivíduo desferiu um golpe de facão na cabeça da vítima

Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio em Morretes; indivíduo desferiu um golpe de facão na cabeça da vítima

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Concurso Cultural “Colorindo com a Ilha! – Ilha Goods”

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .