A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (19) o novo informe semanal da dengue, que mostram 308 novos casos em todo o estado, em comparação à semana anterior. O Paraná não registrou novas mortes, mantendo o total de uma vítima desde o início do atual período epidemiológico, que começou em 28 de julho deste ano.
Até o momento, o estado contabiliza 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No total, 368 municípios já reportaram notificações e 250 deles têm casos confirmados.
Mais 34 casos no Litoral
Entre as regionais com maior número de casos confirmados, a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, que abrange sete municípios do Litoral, é destaque. Um levantamento comparativo entre a última terça-feira (12) e essa (19) mostra um aumento de 34 casos.
O município de Morretes, por exemplo, registrou um crescimento de 25%, com os diagnósticos subindo de 20 para 25. Já Paranaguá, o local com o maior volume de casos na região, apresentou um aumento de 10,1%, passando de 287 para 316 casos confirmados. Enquanto isso, Antonina (1), Guaraqueçaba (0), Guaratuba (3), Matinhos (5) e Pontal do Paraná (0) não apresentaram novas infecções confirmadas, mantendo os números estáveis.
Diante desse cenário, a Sesa reforça a necessidade de intensificação das ações de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, especialmente nas áreas com maior concentração de casos. Medidas preventivas, como o combate aos criadouros do mosquito, continuam sendo fundamentais para evitar novos surtos e reduzir o risco de transmissão da dengue em todo o estado.