Mais de 1 milhão de estudantes participam da Prova Paraná em todo o Estado
Os resultados serão utilizados por professores, equipes pedagógicas e secretarias municipais e estadual para definir estratégias que aprimorem o processo de ensino
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, a segunda edição da Prova Paraná em 2025. A avaliação diagnóstica envolve mais de 1,1 milhão de estudantes da rede estadual e das redes municipais de 397 cidades que aderiram ao programa.
OBJETIVO
A Prova Paraná faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como foco identificar o nível de aprendizagem dos alunos. Os resultados serão utilizados por professores, equipes pedagógicas e secretarias municipais e estadual para definir estratégias que aprimorem o processo de ensino.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a iniciativa é essencial para a qualidade do ensino público.
“A Prova Paraná é um instrumento importantíssimo de avaliação que nos ajuda a garantir a qualidade do ensino público do Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil”, destacou.
Foto: Lucas Fermin/SEED
PARTICIPAÇÃO
A avaliação contempla estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio. Estudantes da Educação Especial também participam, com recursos de acessibilidade como provas em Braile, vídeos em Libras e versões ampliadas.
APLICAÇÃO
As provas são aplicadas nas próprias escolas, em formato impresso, divididas em dois dias:
Caderno 1: Língua Portuguesa e Matemática.
Caderno 2: Ciências, História, Geografia, Inglês e outros componentes, variando conforme a etapa de ensino.
No caso do 2º ano do Ensino Fundamental, o Caderno 1 aborda Língua Portuguesa e o Caderno 2, Matemática.
Foto: Lucas Fermin/SEED
CORREÇÃO
A Seed-PR disponibiliza o aplicativo “Corrige”, exclusivo para usuários autorizados da rede estadual e das secretarias municipais de Educação. O app facilita o processo de correção e tabulação dos resultados, agilizando a análise dos dados.