Maré de Artes une cultura caiçara e preservação ambiental no Litoral
A iniciativa promove a conscientização ambiental e valoriza a cultura caiçara, envolvendo crianças, jovens e comunidades em um universo lúdico que une arte e sustentabilidade
O projeto Maré de Artes chega em setembro ao Litoral, levando contação de histórias, palestras e uma exposição artística às cidades de Matinhos, Paranaguá e Pontal do Sul. A iniciativa promove a conscientização ambiental e valoriza a cultura caiçara, envolvendo crianças, jovens e comunidades em um universo lúdico que une arte e sustentabilidade.
HISTÓRIAS
A idealizadora do projeto, a atriz e contadora de histórias Ailén Roberto, conduz as atividades ao lado do músico e ator Erick Herculano. Serão 20 apresentações em escolas municipais, com quatro lendas locais que resgatam tradições da cultura caiçara.
“Poder unir a pauta da conscientização ambiental à arte é maravilhoso, porque conversa muito com a comunidade e eles se identificam com a ação”, afirmou Ailén.
Foto: Divulgação
PALESTRAS
Para adolescentes do 7º ao 9º ano dos colégios estaduais de Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, será oferecida a palestra “Os Impactos do Lixo Marinho”, ministrada pela gestora ambiental Kamila Maier.
“Vamos fazer um histórico do plástico, quais são seus tipos e o que pode ser feito para melhorar a questão dos resíduos”, explicou. Segundo ela, integrar cultura e ecologia “traz senso de pertencimento, e as pessoas começam a querer cuidar do que é delas”.
EXPOSIÇÃO
No dia 14 de setembro, será inaugurada a mostra “Maré de Plástico”, do artista Antonio Labatut (ANT), no campus da Universidade Federal do Paraná, em Matinhos. Com curadoria de Giusy de Luca, a exposição apresenta 30 obras produzidas a partir de resíduos coletados nas praias da Ilha do Mel.
“Faço coletas de lixo na praia, seleciono o plástico que me interessa e o restante é descartado corretamente para a reciclagem”, relatou o artista. A visitação ocorre diariamente, das 8h às 22h, na Rua Jaguariaíva, 512.
Foto: Divulgação
INCLUSÃO
O projeto também garante acessibilidade e inclusão, com transporte gratuito para crianças, visitas guiadas para comunidades de baixo acesso à cultura e a participação de pessoas com deficiência.
RAÍZES
A história de Ailén Roberto tem ligação direta com a Ilha do Mel, onde viveu parte da infância. “Voltar é uma maneira de devolver tudo o que esse lugar me deu de bom. É emocionante ver que as crianças e o público que assistem minhas histórias são todos filhos de amigos e conhecidos”, disse a artista.
Serviço: Exposição Maré de Plástico Abertura: 14 de setembro Horário: das 8h às 22h Local: Rua Jaguariaíva, 512 – Matinhos – PR Assessoria de imprensa: BAComunica – comunica@bacomunica.com – (41) 99132-7331