Mais de 700 vendedores ambulantes lotaram o Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá, em Matinhos (PR), na noite desta quinta-feira (23) para a terceira edição do Programa Maré de Oportunidades. Parceria entre o Sebrae/PR, a Fecomércio PR, o Senac PR e as Prefeituras de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, o Programa capacita e qualifica vendedores ambulantes com foco na temporada de verão no litoral paranaense.
Ao todo, em 2023, mais de 1.900 vendedores foram capacitados nas três cidades do litoral. Além de Matinhos, Guaratuba realizou a capacitação no dia 21 de novembro, no Parque de Eventos, com a presença do procurador do município, Marcelo Bom; e Pontal do Paraná fez o treinamento no dia 22, no Ginásio Amatuzzi, com a presença do prefeito Rudisney Gimenes Filho e do secretário de Turismo, José Juvanete Pereira.
Weliton Perdomo, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, ressaltou o trabalho de formação e motivação aos empreendedores do litoral.
“A terceira edição do Programa superou as expectativas de público. O Maré de Oportunidades oferece orientação, padronização e inspiração para melhorar o trabalho dos empreendedores, que podem formalizar seus negócios e oferecer o melhor serviço possível. Assim, o verão do nosso litoral poderá se tornar referência pelo País”, ressaltou.
O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler, destacou a importância do Maré de Oportunidades para o município, pelo terceiro ano.
“Somos uma cidade turística e os ambulantes são uma força importante nesse cenário. Tanto que estamos investindo também na temporada de inverno, com programação durante o aniversário da cidade. Matinhos vem crescendo, estamos com a orla ampliada e revitalizada, com olhar diferenciado para o atendimento às pessoas. Um exemplo é a tarifa zero no ônibus, para moradores e turistas, durante o ano todo. Também incentivamos o trabalho da Sala do Empreendedor, junto ao Sebrae, para que o ambulante se formalize, acesse crédito e melhore seu negócio. O município agradece a parceria no Programa”, afirmou.
Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac PR, também participou em Matinhos.
“O Senac PR mais uma vez participa, com o Sebrae e os municípios do Litoral do Estado, para promover o Maré de Oportunidades, com muita qualificação e aprendizado para os ambulantes, desde boas práticas na manipulação dos alimentos até o atendimento ao cliente. É uma satisfação para o Senac saber que as pessoas que estarão atendendo aos veranistas nesta temporada estarão qualificadas pelo Senac e pelo Sebrae”, disse.
A vendedora Islândia Caterine de Campos, de 60 anos, produz artesanato a partir de materiais recicláveis e vive há 22 anos no litoral paranaense.
“Vim do Mato Grosso do Sul, morei também em Londrina, antes de vir para o litoral. As condições de trabalho foram ótimas e acabei ficando, com minha filha e netos. Fiquei satisfeita em saber que este ano teremos camisetas com manga para proteção contra o sol, além do kit com bolsinha para guardar protetor solar e outros itens. Isso mostra a preocupação e atenção com os vendedores, nos valorizando enquanto pessoas e trabalhadores”, completou.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias