A maior obra pública portuária do Brasil, o Moegão, alcançou 67% de execução geral nesta semana em Paranaguá. O empreendimento, que está sendo construído pela Portos do Paraná com investimento de mais de R$ 650 milhões entre recursos próprios e financiamento do BNDES, deve ser entregue em dezembro de 2025, com início de operação previsto para 2026.
O novo complexo terá capacidade para descarregar 180 vagões a cada cinco horas, conectando 11 estruturas portuárias e reduzindo os cruzamentos de linhas férreas dentro da cidade.
AVANÇOS
A obra apresenta diferentes níveis de execução: 76,8% na parte civil, 71,7% na mecânica e 35,6% na elétrica. Entre as próximas etapas, estão a finalização das torres pré-moldadas 5 e 9, a fundação dos prédios administrativos e a intensificação da montagem de estruturas mecânicas e elétricas.
O complexo é composto por moegas ferroviárias, correias transportadoras, elevadores de canecas, torres de transferência, torres de alimentação, balanças ferroviárias e integradoras, além de prédios administrativos e de manutenção. No interior das galerias aéreas, estão sendo instaladas três esteiras transportadoras, cada uma com capacidade para movimentar até 2 mil toneladas de grãos por hora.

IMPACTOS
Atualmente, o Corredor de Exportação Leste (Corex) descarrega em média 550 vagões por dia. Com o Moegão, a capacidade chegará a 900 vagões, em um sistema unificado que vai reduzir de 16 para cinco os cruzamentos ferroviários com interrupção do trânsito em Paranaguá.
“O Moegão é uma estrutura que impressiona pelo tamanho e pela complexidade de engenharia. A obra segue o cronograma, não temos qualquer atraso, e a perspectiva é de entregar o complexo no final deste ano”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
FUTURO
O Moegão terá capacidade para receber até 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano, número superior à média atual do Corex, já considerando a ampliação da malha ferroviária com a nova Ferroeste e investimentos na Malha Sul.
“Essas mudanças vão acontecer em breve. O nosso porto já se prepara para as mercadorias das próximas décadas. O Moegão é uma obra que prepara o Porto de Paranaguá para o futuro e ainda promoverá um equilíbrio com o modal rodoviário”, destacou Garcia.
O empreendimento também será fundamental para os novos terminais arrendados do Porto de Paranaguá, como os PARs 14, 15 e 25. Parte dos investimentos privados, estimados em R$ 1,1 bilhão, será destinada ao Píer em “T”, que somará outros quatro berços de atracação. O objetivo é ampliar a velocidade média de carregamento dos navios de 3 mil para 8 mil toneladas por hora.

O gerente da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara, representante da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), ressaltou que a companhia já trabalha na conexão com o Moegão:
“Visamos maximizar o recebimento ferroviário, onde fica, na nossa visão técnica, a grande evolução do corredor de exportação, gerando um aumento de descarga ferroviária. Estamos juntos neste processo para somar.”
Com informações da AEN









