Por Luiza Rampelotti
[Atualizada às 20h45 com nota da Secretaria Municipal de Saúde e com manifestação dos envolvidos]
O fechamento do Pronto Atendimento localizado na Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, tem causado revolta entre os moradores. Na noite de terça-feira (10), vídeos gravados por populares e funcionários circularam nas redes sociais, denunciando a interrupção dos atendimentos e a falta de explicações para a decisão. Segundo as informações, a paralisação estaria ligada ao atraso no pagamento dos salários da equipe e à ausência de uma empresa responsável pela gestão do local.
Um dos usuários gravou um vídeo relatando sua indignação ao visitar o Pronto Atendimento. “Vim até o Pronto Atendimento Nossa Senhora dos Navegantes, na esquina com a JK, e o que presenciei é um absurdo. Segundo as funcionárias, hoje é o último dia de funcionamento do local. Isso porque os salários estão atrasados. Agora, quem precisar de atendimento terá que ir à UPA“, disse.
O jovem, que é estudante da UFPR, destacou a dificuldade de acessar a UPA devido à distância. “A UPA fica a uns três ou quatro quilômetros de Caiobá. Eu não tenho renda para pagar transporte até lá. Estou voltando para casa sem conseguir fazer o tratamento contínuo que precisava”, lamentou no vídeo.
Outro vídeo enviado à rádio, supostamente gravado por uma funcionária do Pronto Atendimento, revelou mais detalhes sobre a situação. De forma emocionada, ela relatou que o fechamento se deve à falta de uma empresa responsável pelos pagamentos da equipe.
“A Prefeitura não é responsável por isso, e todos nós temos contas a pagar, como água, luz e outras despesas. Hoje, estão fechando as portas sem nos dar qualquer explicação. Simplesmente decidiram fechar para que não precisemos mais trabalhar, já que não há quem nos pague o salário“, lamentou.
Ela também criticou a administração municipal pela decisão, destacando o impacto negativo para a comunidade. “Essa gestão deixou muito a desejar. Um pronto-socorro que facilitava a vida de tantas pessoas, especialmente dos moradores desta região, agora não existe mais. Quem precisar de atendimento terá que ir até a UPA. Muitas dessas pessoas já têm dificuldade para chegar aqui, imagina ir ainda mais longe“, comentou.
Resposta da Prefeitura
Procurada pela Ilha do Mel FM, a secretária municipal de Saúde, Darlene Aparecida de Freitas, confirmou a suspensão dos atendimentos no Pronto Atendimento Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo ela, o diretor técnico da maternidade, Danilo De Avila Ladeia, proibiu qualquer atendimento no local, com exceção da maternidade.
“Somente atendimento na maternidade será permitido. Ele não deixou o médico iniciar o plantão hoje, dizendo que ia notificar o CRM, por isso estou aguardando o Departamento Jurídico da Prefeitura se pronunciar e iremos divulgar uma nota informando a situação“, explicou Darlene.
A secretária lamentou a situação e atribuiu o fechamento a questões administrativas relacionadas ao registro do Pronto Atendimento junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo ela, a decisão ocorre em meio ao fim de mandato. “É fim de mandato, a oposição em cima querendo que tudo dê errado, não é fácil. Quem perde é a população”, lamentou.
À Ilha do Mel FM, Danilo De Ávila Ladeia afirmou que solicitou sua saída da direção técnica da Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes na manhã desta quarta (11), às 9h. “O Pronto Atendimento na Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes não foi reaberto pois o mesmo não tinha registro para funcionar, nem profissionais (recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros ou médicos, devido à falta de pagamento). Não realizei esse registro pois o hospital não está em dia com sua documentação até a data de hoje, e o Ministério Público e o CRM já estão cientes e já solicitaram providências desde o ano passado. Por esse motivo, solicitei a minha saída da direção técnica por discordar da ativação. Após a minha saída, a Secretaria de Saúde fica livre para reativar o Pronto Atendimento“, disse.
Após a conclusão e publicação desta reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua secretária, Darlene Aparecida de Freitas, publicou uma nota a respeito da situação. Confira na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos vem, por meio desta nota, informar à população sobre o fechamento do pronto socorro do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, ocorrido na quarta-feira, 11 de dezembro de 2024. A interrupção do atendimento no pronto socorro foi realizado pelo Dr. Danilo de
Ávila Ladaia, médico inscrito no Conselho Regional de Medicina sob o número 27.485, e responsável técnico pela instituição.Após apuração preliminar, foi identificado que o referido hospital não estava devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina, o que configura uma infração à normativa que rege o funcionamento dos estabelecimentos de saúde. É importante ressaltar que, como responsável técnico, o Dr. Danilo tinha a
obrigação de realizar o registro do hospital no Conselho antes de sua abertura, o que não ocorreu. Em razão disso, e temendo possíveis penalidades por parte do órgão competente, o médico optou por fechar o pronto socorro.A Secretaria Municipal de Saúde, através de sua titular, Darlene de Freitas, já solicitou a abertura de uma sindicância para investigar os fatos de maneira detalhada e tomar as medidas cabíveis, visando à regularização da situação e à garantia da continuidade dos serviços de saúde prestados à população de Matinhos. A Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência e com a qualidade no atendimento à saúde de todos os munícipes, e seguirá acompanhando de perto o desenrolar deste caso”.