Durante o período de férias, moradores e turistas que visitam Matinhos passam a contar com uma nova opção gratuita de lazer e cultura no Centro da cidade. A Praça Hildebrando de Araújo abriga o “Mural Marinho”, uma exposição de arte a céu aberto que transforma o espaço público em galeria e convida o público a uma imersão na biodiversidade marinha, unindo arte, educação ambiental e sustentabilidade até o dia 15 de janeiro.
Idealizado e coordenado pela artista e designer Désirée Sessegolo, o projeto reuniu um coletivo de 18 artistas, sendo 17 criativos da comunidade local, que transformaram 200 quilos de resíduos de vidro — material que pode levar cerca de mil anos para se decompor na natureza — em 440 obras de arte individuais com temática marinha. O processo de criação e execução demandou aproximadamente 1.000 horas de trabalho técnico e artístico, resultado de um esforço coletivo que reforça a vocação criativa do litoral paranaense.
As criaturas marinhas ganham vida em formas e texturas surpreendentes. Corais reinterpretados sugerem, de maneira sensível, os impactos do aumento das temperaturas dos oceanos, enquanto estrelas-do-mar, com seus braços abertos, convidam ao cuidado e à atenção. O conjunto propõe uma leitura poética e crítica do ambiente marinho, estabelecendo um diálogo entre cidade e oceano por meio da transformação da matéria.

“O Mural Marinho foi concebido para ser um diálogo entre a cidade e o oceano através da transformação da matéria. Esta obra não é apenas uma expressão artística; é um fragmento da alma de Matinhos, eternizado em vidro e luz, que carrega uma mensagem urgente sobre os nossos mares. O vidro simboliza a infinita transformação, uma mistura resiliente de fragilidade e eternidade. Queremos que a praça se torne um local de parada obrigatória, onde a arte educa e inspira as futuras gerações a cuidar do nosso ecossistema”, afirma Désirée Sessegolo.
Além da coordenação de Désirée Sessegolo, participaram do projeto os artistas Anna Frai, Angélica Leite de Oliveira, Angélica Poncio, Benigno Antonio Catalan Arce, Elizete Pires, Emerson de Castro, Isabel Cristina Monteiro de Oliveira, Juliana Thais Turatti, Katiuscya Barros, Maeve Iurck, Maria de Fátima Ferreira, Maria Teresa Riveira Vaz, Marlene Schemmel, Mauro Cesar Henrique Ribeiro Filho, Reinaldo Gonçalves, Valderes Aparecida de Meira e Veronica Pieczkoski, todos vinculados à Fundição Guará – Centro de Transformação Criativa de Vidro.
O Mural Marinho é uma realização da Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundição Guará. A iniciativa conta ainda com o apoio da ADETUR – Agência de Desenvolvimento Cultural e de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná.








