Oito alunos de Paranaguá e uma professora do Colégio Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz Rocha participaram de uma imersão cultural de dez dias em Portugal, etapa final do programa nacional “Era Uma Vez… Brasil”. A ação, realizada com apoio da Secretaria de Estado da Educação, marcou a estreia da iniciativa no Paraná neste ano e envolveu 7 escolas e 100 estudantes de diferentes municípios.
PROGRAMA
O projeto “Era Uma Vez… Brasil”, desenvolvido pela Origem Produções e viabilizado por meio de patrocinadores privados e da Lei de Incentivo à Cultura, busca promover o contato de jovens com linguagens artístico-culturais, ampliando a compreensão sobre identidade nacional e formação histórica do Brasil.
No Paraná, a seleção dos participantes ocorreu em múltiplas etapas pedagógicas e artísticas. Em março, professores de História trabalharam o tema “Quem conta a nossa história?” com alunos do oitavo ano, que produziram HQs sobre a formação do Brasil. Das 73 produções, 50 estudantes avançaram para a etapa seguinte.
OFICINAS
Na segunda fase, realizada em julho no próprio colégio de Paranaguá, os classificados participaram de oficinas audiovisuais e produziram curtas-metragens inspirados em identidade nacional, ancestralidade e diversidade cultural. Ao todo, o processo gerou 28 curtas e um livro com 100 HQs. Os oito paranaenses selecionados para a imersão foram finalistas dessa etapa.
“Experiências formativas que extrapolam a sala de aula e colocam nossos estudantes em contato com diferentes perspectivas culturais, históricas e sociais têm um valor imenso. Ver jovens do Paraná protagonizando um intercâmbio como este é muito gratificante”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
IMERSÃO
A etapa internacional reuniu 125 estudantes de 16 cidades do Paraná, Bahia, Pernambuco e São Paulo, divididos em grupos que embarcaram nos dias 5 e 15 de novembro. Para muitos, foi a primeira viagem internacional.
“Passamos dez dias em Portugal, e todos os dias conhecíamos um lugar diferente, acompanhados por guias locais. Foi uma experiência incrível para mim e para os alunos”, relatou a professora Amanda Gondro Celestino.
Durante a estadia em Lisboa, os estudantes participaram de atividades voltadas à compreensão das conexões históricas entre heranças africanas, indígenas e europeias na formação da identidade brasileira. Também visitaram escolas portuguesas, onde apresentaram HQs e curtas, e discutiram metodologias de ensino, colonização e desigualdades sociais com estudantes locais.
“Visitamos museus, palácios e diferentes bairros, e até tivemos a oportunidade de apresentar nossos conhecimentos diante de estudantes portugueses”, contou o aluno Nicolas Arzão Lopes. “A experiência foi muito enriquecedora: tanto pelo aprendizado cultural quanto pelo convívio social, que nos ensinou sobre respeito, sobre antigos reis de Portugal e sobre muitos outros elementos que fizeram dessa viagem um marco na minha formação”.
ENCERRAMENTO
A etapa final do projeto, chamada “Comunidade”, será realizada no dia 6 de dezembro em Paranaguá, quando os participantes vão compartilhar as vivências e produções com colegas, professores e a comunidade escolar.
Com informações da AEN










