Após 12 anos de ligação com a Paróquia São Cristóvão, em Paranaguá, o padre Thiago Trigo se prepara para uma nova etapa de sua missão pastoral. O sacerdote foi designado para assumir a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, como parte das transferências realizadas pela Diocese de Paranaguá.
“As transferências fazem parte da rotina da Igreja. É comum no dia a dia essas mudanças”, explicou o padre. Segundo ele, a novidade para a diocese é o número elevado de transferências no mesmo período, o que gerou certa repercussão. “Tudo isso visa o bem pastoral, tanto da paróquia quanto do próprio padre, que tem a oportunidade de fazer uma nova experiência”, afirmou.
Natural de Paranaguá, padre Thiago destacou sua história de vida profundamente enraizada na cidade. “Minha vida toda foi aqui em Paranaguá. Saí apenas para o seminário e, depois, voltei”, relembrou. Após um período atuando como padre em Pontal do Sul, ele retornou à Paróquia São Cristóvão, onde já havia trabalhado como seminarista durante três anos. “Somando tudo, são 12 anos de ligação com essa paróquia querida”, acrescentou.

Ele descreveu a facilidade de sua adaptação na paróquia, já que conhecia muitos paroquianos e a dinâmica da comunidade. No entanto, ressaltou que a visão de um padre é diferente daquela de um seminarista. “A visão é outra, a visão de pastor, daquele que está à frente de um povo, evangelizando e mostrando o caminho do Evangelho”.
Ao anunciar sua transferência durante uma reunião com os conselhos econômico e pastoral, padre Thiago emocionou os presentes ao refletir sobre sua trajetória. “Tudo aquilo que nós vivemos nesses anos como padre foi vivido com muita intensidade. As coisas boas e as menos boas foram feitas com muito amor”, disse. “Quando olhar para trás, vou ver a Paróquia São Cristóvão como uma escola que me ensinou a ser padre e também a ser mais gente”.
Segundo o padre Thiago, essa rotina intensa contribuiu muito para seu crescimento espiritual e humano.
A despedida oficial de padre Thiago da comunidade será no dia 25 de maio, último domingo do mês, conforme orientação da Diocese. “A partir dessa semana em questão já fazemos a mudança para as novas comunidades”, informou. A posse oficial na nova paróquia será agendada posteriormente com o bispo.
Padre Thiago fez questão de enfatizar que, embora mude de local, a essência da missão permanece. “Quero lembrar que não é uma outra missão. É a mesma missão, só que em um lugar diferente”, concluiu, agradecendo à comunidade e desejando as bênçãos de Deus a todos.









