Paraná intensifica ações de cuidado e prevenção diante do crescimento da população idosa
O índice de envelhecimento do IBGE aponta 86 idosos para cada 100 jovens com menos de 15 anos, colocando o estado como o quinto mais envelhecido do país
O Paraná já conta com mais de 2 milhões de pessoas idosas, representando 17,6% da população estadual, segundo projeções do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Entre 2010 e 2022, mais de 70% do crescimento populacional ocorreu neste grupo. O índice de envelhecimento do IBGE aponta 86 idosos para cada 100 jovens com menos de 15 anos, colocando o estado como o quinto mais envelhecido do país.
Foto: Arquivo SESA-PR
A expectativa de vida é de 79,2 anos — 75,8 para homens e 82,6 para mulheres. A previsão é que, a partir de 2027, haja mais pessoas idosas do que crianças e adolescentes no estado.
ESTRATÉGIA
Desde 2019, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desenvolve o projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, com foco na prevenção, identificação precoce e manejo da Fragilidade Multidimensional.
“O Paraná vem ajustando suas políticas públicas e está preparado para oferecer respostas concretas, com planejamento, inovação e cuidado humanizado. Nosso objetivo é que cada pessoa idosa no estado tenha mais autonomia, saúde e qualidade de vida”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Foto: Arquivo SESA-PR
ATENÇÃO
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada para o cuidado. Somente em 2024, mais de 2 milhões de consultas foram realizadas para pessoas idosas.
O atendimento é feito por equipes multiprofissionais, que aplicam a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa e elaboram um Plano de Cuidado individualizado. Entre os recursos utilizados estão a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI).
Foto: Arquivo SESA-PR
PREVENÇÃO
Para rastrear riscos, é aplicado o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20), validado pelo Ministério da Saúde e utilizado por mais de 4 mil profissionais capacitados em 2024.
Mutirões de saúde atenderam cerca de 700 idosos no último ano. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que 76,3% das pessoas idosas no Paraná dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
PARCERIAS
A Sesa mantém cooperação com a Pastoral da Pessoa Idosa, com 15 encontros de capacitação para 375 líderes comunitários, que atuam como multiplicadores de orientações de saúde diretamente nas comunidades.
“Estamos fortalecendo a rede de atenção e garantindo que o cuidado chegue a todos que dele precisam”, concluiu Beto Preto.