A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza neste sábado, 18, o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação, com mais de 1.370 salas de vacinação abertas em 326 municípios. A ação integra o movimento nacional do Ministério da Saúde e tem como meta aplicar cerca de 150 mil doses em todo o estado, atualizando o calendário de imunização da população — especialmente de crianças e adolescentes.
AÇÃO
As unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h, com o envolvimento de 9.748 profissionais. O objetivo é ampliar o acesso às vacinas e facilitar a participação das famílias.
“Durante a semana, muitas pessoas não conseguem se deslocar até os pontos de vacinação por causa da rotina de trabalho. Por isso, o Dia D acontece no sábado, justamente para ampliar o acesso das famílias. Nossa intenção é oferecer toda a estrutura necessária para que a campanha tenha o melhor resultado possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.
A campanha estadual começou em 6 de outubro e segue até o dia 31. Outros 30 municípios optaram por realizar a ação em datas diferentes.
COBERTURA
A iniciativa pretende aumentar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças que podem ser prevenidas com a imunização. Estão disponíveis vacinas contra hepatite B, pentavalente, poliomielite (VIP), pneumocócica 10 valente, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, DTP, covid-19 e influenza.
A mobilização também reforça campanhas já em andamento, como as de combate à influenza, dengue, HPV e covid-19, e intensifica a vacinação contra sarampo e febre amarela até os 59 anos.
CONSCIENTIZAÇÃO
O Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta sexta-feira, 17, serve como alerta sobre a importância de manter as vacinas em dia. A imunização continua sendo uma das principais formas de prevenção contra doenças, reduzindo casos graves, hospitalizações e mortes.
Segundo César Neves, o Paraná mantém tradição de bons índices de cobertura vacinal.
“Esse histórico é resultado do empenho das equipes de saúde, estrutura da rede e do compromisso da população com a imunização”, destacou.
A orientação da Sesa é que os cidadãos levem a carteira de vacinação e um documento com foto até o ponto de atendimento mais próximo.
Com informações da AEN








