Por Luiza Rampelotti
Na última sexta-feira (13), a Prefeitura de Paranaguá realizou a inauguração da sede própria do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CAICAVV). Localizado na Rua Comendador Correia Junior, 467, no bairro João Gualberto, o espaço recebeu um investimento de R$ 1,8 milhão, viabilizado por recursos aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e disponibilizados pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Desde sua implementação em dezembro de 2021, o CAICAVV tem se destacado como uma iniciativa referência no Paraná, unindo órgãos e políticas públicas em um espaço único e especializado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência. O centro é fruto do trabalho da Comissão de Enfrentamento às Violências (COMEV) e conta com uma rede formada por profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. Entre os serviços oferecidos estão salas de atendimento individual e coletivo, consultórios para pediatria e espaços para escuta especializada, visando proporcionar um atendimento humanizado, acolhedor e menos burocrático.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, o espaço é importante para o combate à violência contra as crianças e adolescentes. “Adquirimos este imóvel para que aqui possam se concentrar todos os serviços da rede de proteção, garantindo os direitos das vítimas. O objetivo é garantir os direitos das crianças e adolescentes, promovendo a proteção e o acolhimento necessários para sua recuperação”, disse.
671 atendimentos
Desde 2021, o CAICAVV já realizou 671 atendimentos. Somente em 2024, foram registrados 258 novos casos, dos quais 186 permanecem ativos.
Para Janaína Arantes Silva, coordenadora do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e também presidente da COMEV desde 2017, a inauguração da sede própria traz maior eficácia nos acolhimentos e tratamentos às crianças e adolescentes. “Agora temos um espaço apropriado, oferencendo escuta especializada e dando maior visibilidade ao trabalho que ja vínhamos realizando em outro local. Outra importância da sede própria é fixar local de referência a todos munícipes e à Rede de Proteção a Criança e Adolescente“, disse à Ilha do Mel FM.
Com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros, o CAICAVV proporciona um atendimento integral, que abrange as dimensões físicas, emocionais e legais das vítimas, assegurando um suporte completo e humanizado.