Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, Paranaguá sedia, nesta terça-feira (24), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes da sociedade civil, instituições públicas e especialistas para debater os desafios e avanços nas políticas voltadas à população idosa. O evento será realizado no auditório do SENAC, na Alameda Coronel Elizio Pereira, 1191, no bairro Estradinha, com início às 8h30. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário clicando aqui.
A conferência é promovida com o objetivo de fortalecer a escuta ativa e o diálogo entre diferentes segmentos sociais. De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, “a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa visa assegurar a dignidade, o respeito e a valorização da população idosa, possibilitando a escuta ativa e o diálogo entre diferentes segmentos da sociedade. O objetivo é construir políticas públicas que atendam as necessidades destas pessoas”.
Programação destaca palestra magna, grupos de trabalho e eleição de delegados
A programação inicia com credenciamento às 8h30, seguido por coffee break e abertura oficial às 9h30. Às 10h, será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Um dos destaques da manhã será a palestra magna com Jorge Nei Neves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI-PR), que vai abordar as urgências relacionadas à equidade e ao protagonismo da pessoa idosa na construção de uma sociedade democrática e inclusiva. O momento será seguido de espaço para debate entre os participantes.
Após o intervalo para o almoço, às 13h30 haverá uma apresentação cultural da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade), seguida da divisão dos participantes em grupos de trabalho temáticos, que irão elaborar propostas para o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas idosas em Paranaguá.
Na reta final do evento, será feita a leitura e aprovação das propostas elaboradas nos grupos e a eleição dos delegados que representarão o município na 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A programação será encerrada com um coffee break, às 17h30.









