Paranaguá foi confirmada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, como uma das cidades que receberão um dos oito satélites dos museus estaduais, previstos para 2026. O anúncio ocorreu durante cerimônia cultural no Palácio Iguaçu, onde a vice-prefeita Fabiana Parro e o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, o Juca, representaram o município. Na ocasião, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também entregou kits de instrumentos musicais a 90 cidades e anunciou um pacote de R$ 100 milhões para fortalecer o setor cultural em todo o Estado.
PROJETO
O Governo do Estado apresentou um projeto inédito de descentralização da cultura, que prevê a instalação de satélites museológicos em oito municípios. Paranaguá está entre os contemplados e receberá peças do acervo do Museu Casa Alfredo Andersen. A proposta busca ampliar o acesso à arte e ao patrimônio histórico, levando parte dos acervos dos museus estaduais para diferentes regiões.
A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou o impacto do investimento.
“O governador anunciou um investimento recorde e inédito no Fundo Estadual de Cultura, garantindo repasses aos municípios que hoje integram o Sistema Municipal de Cultura, além de ampliar nosso programa de fomento para atender diretamente os agentes culturais. E o Litoral não ficará de fora: Paranaguá receberá a mostra do Museu Casa Alfredo Andersen, cidade que foi a porta de entrada para esse pai da pintura paranaense”, afirmou.
SIGNIFICADO
Para a vice-prefeita Fabiana Parro, a escolha do município reforça o reconhecimento de sua relevância histórica.
“Mais uma vez Paranaguá está sendo agraciada. O olhar do governador e de toda a sua equipe para o nosso município é muito importante. Resgatar a cultura seja na música, no teatro ou nas artes visuais significa valorizar nossa história e nomes importantes que fizeram e fazem parte dela”, declarou.
O secretário Juca confirmou que a mostra de Alfredo Andersen deve ocorrer na Casa Monsenhor Celso, com previsão de abertura em maio de 2026.
“Será uma exposição de seis meses. Andersen viveu em Paranaguá por uma década e se encantou com os casarões e a nossa paisagem. Trazer parte desse acervo para a cidade tem grande significado”, ressaltou.
CERIMÔNIA
A solenidade contou também com a presença do vice-governador Darci Piana, secretários estaduais, deputados e lideranças municipais. Além do anúncio dos satélites museológicos, o encontro marcou a entrega de novos instrumentos musicais destinados a 90 municípios como parte do programa de fomento cultural.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá








